Inverno se despede com chuva na costa leste do NE

21/09/2017 às 12:23
por Angela Ruiz

Oferecimento
O que vem por aí com a chegada da Primavera?

O Inverno está terminando com muito calor e pancadas de chuva na costa leste do Nordeste. Lembrando que a Primavera começa nesta sexta-feira, dia 22/09 às 17h02, horário de Brasília.

 

 

Acompanhe aqui a análise da Primavera para todas as regiões brasileiras

 

Aumento de umidade 

Uma mudança na circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera está favorecendo o aumento da nebulosidade sobre o oeste da Bahia, mas não provoca chuva. Por isso, na maior parte do interior do Nordeste, o predomínio é do tempo quente e seco.

 

Na costa leste da Região são os ventos úmidos que sopram do mar que colaboram para formar nuvens carregadas que provocam chuva. Aliás, desde o início de setembro a costa leste tem registrado chuvas frequentes. Para se ter uma ideia, João Pessoa (PB) já superou a média mensal de chuva. Em 20 dias de setembro choveu o equivalente a 103,6 milímetros, sendo que a média é de aproximadamente 41 milímetros, segundo o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Outra cidade da costa leste que já ultrapassou a média é Aracaju. Ainda, segundo o órgão, foram 163,1 milímetros acumulados na capital de Sergipe, sendo que a média é de 95 milímetros. Em Salvador, a chuva está próxima da média. Do dia 01 até o dia 20 de setembro já foram acumulados 101,5 milímetros. A média é de 112,2 milímetros.

 

Foto: janice Oliveira - Aracaju -SE

Como fica o tempo no fim do Inverno e início da Primavera

 

 

A virada do Inverno para a Primavera, ou seja, entre hoje (21) e sexta-feira (22), será de bastante calor no Nordeste. O interior do Maranhão e do Piauí podem registrar temperaturas próximas dos 40°C. São Luís (MA) e Teresina (PI), foram as duas capitais do Nordeste que ainda não registraram chuva no período de 01 à 20/09, mas também não é nada incomum. De forma geral, a média de precipitação nas duas capitais é baixa, aproximadamente 20 milímetros, segundo o Inmet.    

 

Apesar do aumento da nebulosidade  sobre o oeste baiano a chuva frequente fica concentrada na costa leste do Nordeste.

 

A previsão climática é otimista para o retorno da chuva até acima da média em algumas localidades do Nordeste. Assista o vídeo e veja mais informações sobre a distribuição da chuva na Região de outubro a dezembro.

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

27°
max

35mm / 90%

Teresina - PI

22°
min

34°
max

0mm / 0%