Setembro termina em ventania no centro-sul do BR

27/09/2017 às 12:43
por Josélia Pegorim

Atualizado 27/09/2017 às 14:49

Oferecimento
Fortes centros de baixa pressão atmosférica passam sobre o Sul do BR

Muita chuva está sendo esperada para o centro-sul do Brasil na virada de setembro para outubro de 2017. Mas além da chuva forte e dos raios, as condições atmosféricas vão provocar também ventania e algumas rajadas podem superar os 100 km/h.

 

 

A situação exige bastante atenção da população dos estados do Sul, de Mato Grosso do Sul e de São Paulo nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, pois as fortes rajadas podem causar estragos como movimentação de telhas e destelhamento, queda de galhos de árvores e até a queda de árvores de pequeno e médio porte. Árvores com doenças ficam naturalmente mais sujeitas à queda. Placas de anúncios também podem ter grande balanço ou até mesmo se desprenderem de seus suportes.

 

Alerta para ventania no centro-sul do BR

 

29/09/17: rajadas de 40km/h a 70 km/h, principalmente sobre o sul e centro-leste do RS e de SC e sobre o leste do PR;

Atenção: regiões montanhosas são mais favoráveis a ventos fortes

 

30/09/17: rajadas de 70 km/h a 100 km/h no RS e na serra de SC; rajadas de 50 a 80 km nas demais áreas de SC e no PR, de 40 a 70 km/hem MS e SP;

Atenção: regiões montanhosas são mais favoráveis a ventos fortes

 

01/10/17: rajadas de 80 km/h a 110 km/h, RS, SC, oeste e sul do PR e de MS. Demais áreas do Sul, do MS e SP, rajadas de 50 a 80 km/h

Atenção: regiões montanhosas são mais favoráveis a ventos fortes

 

02/10/17: rajadas de 70 km/h a 100 km/h no RS e sul de SC; demais áreas do Sul, MS e SP de 50 a 80 km/h

 

Vento forte de alta pressão atmosférica

O aumento da velocidade dos ventos deve começar a ser observado durante a quinta-feira, 28 de setembro, especialmente sobre o Rio Grande do Sul, no sul e no leste de Santa Catarina e no leste do Paraná. O vento aumenta por causa do deslocamento de um forte centro de alta pressão atmosférica que vai se deslocar ao largo do litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul.

 

De forma geral, as rajadas mais intensas provocadas por este centro de alta pressão atmosférica devem ser da ordem de 50 km/h a 70 km/h, mas podendo atingir picos com até 90 km/h nas regiões montanhosas, como as regiões serranas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nas outras áreas da Região Sul, as rajadas mais fortes não devem superar os 60 km/h.

 

 

Projeção da posição do centro de alta pressão atmosférica às 9h de 29/09/17

 

Ventania de baixa pressão atmosférica

 

Durante a sexta-feira 29 de setembro, a atmosfera fica mais agitada no Sul do Brasil, mas também nos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. O centro de alta pressão atmosférica permanece sobre o mar, ao largo do litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo, começa a ocorrer uma queda da pressão atmosférica no interior do continente, entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina.

O mapa mostra a posição e valor da pressão atmosférica do centro de alta pressão na madrugada de na manhã de 29/10/17

 

A contínua queda da pressão do ar no interior do continente vai gerar um centro de baixa pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul no dia 30 de setembro. A velocidade do vento aumenta ainda mais por causa da acentuada diferença da pressão do ar entre o centro de baixa pressão no continente e o centro de alta pressão atmosférica no mar

 

Ainda no dia 30 de setembro, um segundo centro de baixa pressão atmosférica se forma no norte da Argentina. Assim, na tarde-noite do dia 30 setembro teremos dois centros de baixa pressão atmosférica com menos de 1000 hPa, que tecnicamente é uma situação perigosa, com maior potencial para a formação de nuvens de tempestade e também de provocar ventania. Quanto mais baixa a pressão do ar, mais forte fica o vento.

O mapa mostra a projeção da posição e o valor da pressão atmosférica dos centros de baixa pressão na madrugada de 01/10/17.

 

Projeção da posição dos centros de baixa pressão atmosférica às 3h de 01/10/17

 

 

O mapa mostra a projeção da posição e o valor da pressão atmosférica dos centros de baixa pressão às 21h de 01/10/17.

 

 

 Projeção da posição dos centros de baixa pressão atmosférica às 21h de 01/10/17

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%