Chove em Brasília depois de 127 dias de seca

27/09/2017 às 12:38
por Angela Ruiz

Atualizado 27/09/2017 às 15:48

Oferecimento
Chuva também retorna à Goiânia

Volta a chover em Brasília

O excesso de calor e todo esse fluxo de umidade que chegou ao Centro-Oeste possibilitaram a formação de nuvens de chuva na região de Brasília

 

No começo da tarde, as primeiras pancadas de chuva já aconteciam na capital federal e a temperatura estava em 20°C na região do aeroporto internacional de Brasília. Entre 13h e 14h, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 2,0 mm na estação Paranoá e 0,4 mm na estação de Brasília. A última chuva na capital aconteceu nos dias 21 e 22 de maio, quando na ocasião acumulou 22,2 milímetros. A chuva desta quarta-feira quebra um sequência de 127 dias sem chuva em Brasília.

 

   Foto: Jean Claude. Brasília/DF.

 

A imagem de satélite desta quarta-feira (27) mostra o fluxo de umidade que vem do Norte do país e ajuda a espalhar bastante nebulosidade sobre boa parte do Centro-Oeste do país. A presença de um cavado em médios e altos níveis da atmosfera também ajuda na formação destas nuvens. 

 

satelite-br20 (1)

 

 

Chove na região de Goiânia

Por volta das 10h da manhã, já havia registro de chuva nas cidades de Goiânia, Iporá, Silvânia, todas no estado de Goiás. A cidade de Anápolis também registrou algumas pancadas de chuva ao amanhecer, segundo dado do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia. Vale lembrar que são as primeiras pancadas de chuva em Goiânia depois de mais de quatro meses sem uma gota. A última chuva registrada na cidade ocorreu no dia 21 de maio quando foram acumulados 43,3 milímetros de chuva, ainda segundo o Inmet.

 

Foto: Daniel Sales - Goiânia - GO

 

Amanhã (28) a nebulosidade diminui sobre Goiás e Distrito Federal e o sol aparece mais forte. Porém, a chance de chuva em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul é maior em relação aos últimos dias. É que nuvens carregadas crescem na Bolívia e Paraguai e parte desta instabilidade avança para o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Há possibilidade de raios em todas as áreas destes estados. Na região do Pantanal, a chuva pode começar pela manhã. Em Campo Grande, a previsão é de chuva a partir da tarde e a noite.

 

No fim de semana, as nuvens ficam mais carregadas e a tendência é de mais chuva acompanhada de rajadas de vento de moderada intensidade. A chuva irá colaborar com os produtores de soja que há dias esperam uma boa chuva para iniciar o plantio da soja.

 

Veja também: Produtor troca milho 1°safra por soja

Acompanhe a previsão para o Centro-Oeste aqui

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

14°
min

28°
max

0mm / 0%

Goiânia - GO

21°
min

31°
max

5mm / 90%