Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Iniciativa combate desperdício de alimentos e fome em SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Shutterstock

4 min de leitura

Oferecido por

 

 

O desperdício de alimentos no mundo é enorme. Segundo a FAO, um terço dos alimentos produzidos no planeta vai para o lixo! É muita coisa, mais de um bilhão de toneladas por ano. Para piorar, o Brasil está no ranking dos 10 países que mais desperdiçam. Quase 30% da comida que nós produzimos é descartada. Por isso, iniciativas como a do Banco de Alimentos da Ceagesp são tão importantes.

 

O Prof. Luciano Legaspe explica o processo:

 

“Vamos imaginar que chegou um caminhão com várias caixas de tomate e não cabe mais. Então, aquele tomate acaba sendo mandando para nós, para que a gente possa fazer a doação. A gente recebe em torno de 160 toneladas de alimentos por mês. Esse número pode variar de acordo com as condições climáticas também. No calor aumenta a entrada de alimentos e no frio diminui”.

 

final.Still001

Foto: Bruno Ahn 

 

Após a separação, os alimentos em bom estado são encaminhados para entidades sem fins lucrativos cadastradas no programa. No total, são 280 ONGs cadastradas. “Não significa que a gente consiga atender as 280 todo mês”, explica Legaspe, “Por exemplo, se entrou bastante alimento que dá para fazer sopa, encaminhamos para lares de pessoas idosas. Agora, na época que não entra esse tipo de comida, às vezes esse lugar pode ficar um mês ou dois sem receber, porque a característica da comida não permite que ela seja levada pra lá”.

 

Foco ambiental: Conheça aqui o projeto de Lei que pode mudar o rumo dos transportes públicos em São Paulo - SP

 

ONGs

 

A ONG Filhos do Amanhã é uma das cadastradas. A responsável pela entidade, Cristiane Lourenço, diz receber os alimentos de 15 em 15 dias. Como a organização atende todas as idades, qualquer alimento pode ser doado para eles. Com essas doações, ela consegue levar alimentos para mais de 100 famílias atendidas pela ONG.

Para os alimentos que vão estragar em pouco tempo e por isso não podem ser encaminhados para as ONGs, também existe uma possibilidade:  a desidratadora.

 

Desidratadora

 

A função dela é tirar água dos alimentos de uma maneira lenta e gradual e isso faz com que ele fique mais saboroso e possa ser preservado por um tempo muito maior. Então algo que, por exemplo, ia durar 24 horas, depois de passa pela máquina pode ter uma qualidade de preservação de até 6 meses”, diz Legaspe.

 

Como evitar o desperdício de alimentos em casa?

 

desperdicioalimentos

Foto: Shutterstock

 

Em casa, nós normalmente não aproveitamos os alimentos como um todo. Por exemplo, compramos cenoura e jogamos fora o talo, que é um ótimo alimento e poderia virar um bolo. Compramos couve-flor, comemos a flor e jogamos a couve fora, um alimento que também poderia ser aproveitado, como a couve tradicional que compramos no mercado. “Então, deveríamos estudar e ler um pouco mais para perceber que podemos melhorar a diversidade da nossa alimentação e reduzir de uma maneira bem significativa os custos”, diz Legaspe.

 

Foco Ambiental: Veja para onde vai seu óleo de cozinha usado! 

 

Sugestões de pauta ou denúncias ambientais podem ser enviadas para o nosso e-mail: [email protected]

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias