Sul do BR tem muita chuva até a 2ª feira

30/09/2017 às 14:31
por Josélia Pegorim

Atualizado 01/10/2017 às 10:30

Oferecimento
Florianópolis registra maior chuva/24h deste ano

Setembro terminou com grandes volumes chuva sobre os três estados do Sul do Brasil, que se aproximaram dos 100 mm em 24h no leste da Região. Florianópolis registrou o maior acumulado de chuva em 24h do ano até agora. A maior parte da Região passou quase todo o mês com predomínio de tempo seco e terá muita chuva nos dois primeiros dias de outubro.

 

 

As áreas de instabilidade que se espalharam sobre a Região Sul do Brasil provocaram chuva generalizada. Porém, o leste dos estados recebeu um volume de chuva muito elevado que se aproximou dos 100 mm em 24 horas em vários locais causando transtornos para a população como alagamentos e deslizamento de terra.

 

Previsão de mais chuva

Até a noite da segunda-feira, a Região Sul do Brasil permanece em situação de alerta para chuva forte que pode causar estragos em várias áreas dos três estados.

Nos dias 1 e 2 de outubro ocorre uma acentuada queda da pressão atmosférica entre o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai, o que vai facilitar a formação de nuvens muito carregadas, com potencial para muita chuva e ventania. Além disso, uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil neste domingo.

previsão de chuva para praticamente toda a Região Sul no neste domingo, 1 de outubro, mas a maior preocupação é com grandes volumes de chuva sobre o oeste dos estados, áreas de fronteira com a Argentina e o Paraguai. Nas capitais, há previsão de chuva para Porto Alegre e para Florianópolis, mas não deve chover em Curitiba.

 

Na segunda-feira, a frente fria passa sobre o Paraná. As áreas de instabilidade enfraquecem e a chuva diminui no decorrer do dia sobre o Rio Grande do Sul e no oeste catarinense. Porém, a situação é de alerta para muita chuva sobre o centro-norte e oeste do Paraná.

 

Leste do PR e de SC

A chuva dá uma trégua neste domingo ao leste do Paraná.. O sol reaparece e não há previsão de chuva . No leste de Sana Catarina podem ocorrer pancadas de chuva no fim da tarde e à noite no Vale do Itajaí e Florianópolis. Porém, a chuva retorna na segunda-feira e pode cair com moderada a forte intensidade em algumas horas. A previsão é de chuva frequente, que deve se prolongar por várias horas, mas o volume de chuva acumulado no decorrer do dia 2 de outubro não deve ser tão elevado como na sexta-feira, 29 de setembro, mesmo assim é uma situação preocupante. Confira os mapas de previsão para a Região Sul.

 

Florianópolis registra maior chuva em 24h do ano

Em Santa Catarina, conforme informações da imprensa local, ruas ficaram alagadas em cidades do Vale do Itajaí e houve deslizamentos em Florianópolis. Uma estrutura de cobertura desabou no local da Oktoberfest em Blumenau.

Em Florianópolis, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 91,2 mm entre 9 horas do dia 29 e 9 horas de 30 de setembro. Foi a maior quantidade de chuva em 24 horas este ano.

Confira os maiores volumes de chuva registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia entre 9 horas do dia 29 e 9 horas de 30 de setembro de 2017.

 

Chuva volumosa no Sul do BR entre 29 e 30 de setembro de 2017

 

 

Foto de Roberto Meira, Joinville (SC)

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

16°
min

24°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

0mm / 0%