Tem mais Lua cheia nesta noite

06/10/2017 às 15:24
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Confira a previsão da chuva e das nuvens para esta noite

A Lua ficou totalmente cheia, com 100% do disco lunar iluminado, às 15h40 (Brasília) de ontem, 5 de outubro. Mas na noite desta sexta-feira, 6, e na madrugada do sábado, 7 de outubro, ainda teremos uma Lua enorme, só um pouquinho menos cheia. Ainda vai dar para curtir muito a primeira Lua cheia da primavera de 2017.

 

Na noite da sexta-feira, 6 de outubro, o disco lunar ainda estará 99% iluminado e no sábado já diminui pra 95%.

 

 

Fases da Lua em outubro de 2017

 

 

Previsão para a noite do dia 6 e madrugada de 7 de outubro

 Mesmo com a presença de nebulosidade e até de pancadas de chuva, as condições do tempo vão permitir a visualização da Lua na maior parte do Brasil.

Como aconteceu ontem, o risco de chuva na noite do dia e na madrugada do dia 7 de outubro ainda é alto no Amazonas, em Roraima, no centro-oeste o Pará, no Acre e em praticamente toda a Região Sul do Brasil, onde pode até chover forte.

Só a fronteira com Uruguai terá uma chance maior de ver a Lua.

Algumas pancadas de chuva podem ocorrer na noite desta sexta em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em São Paulo, mas não devem persistir durante toda a noite e não vão atrapalhar a visualização da Lua por muito tempo;

Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e praticamente todo o interior do Nordeste passam a noite do dia 6 a madrugada de 7 de outubro com pouca ou nenhuma nebulosidade.

O Espírito Santo, o litoral de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte terão muitas nuvens em algumas horas, mas com pouco de paciência vai dar para curtir a Lua quase cheia.

Chuva e muita nebulosidade vão atrapalhar o espetáculo no litoral da Bahia, de Sergipe e de Alagoas.

 

Será que você consegue fotografar esta bela Lua cheia?

 

 

Foto de Vinícius Brandão, Tocantins (MG): Lua cheia de 5/10/2017

 

 

Foto de Vinícius Brandão, Tocantins (MG): Lua cheia de 5/10/2017

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia e da sua noite

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Luas cheias especiais em 2018

A Lua cheia de 5 de outubro será uma bela Lua cheia, mas uma Lua cheia simples. Este ano não teremos blue moon, mas em compensação no ano em 2018 teremos duas blue moon.

 

O que é uma blue moon?

A definição mais usada de blue moon é aquela que diz que, a Lua cheia é uma blue moon quando for a segunda lua cheia dentro do mesmo mês do calendário. Em janeiro de 2018 teremos Lua cheia no dias 8 e 31. Em março de 2018 teremos Lua cheia nos dias 9 e 31. Então, pela definição mais aceita, as Luas cheias de 31 de janeiro e de 31 de março serão as segundas Luas cheias destes meses e, portanto, serão blue moon.

 

Eclipses lunares em 2018

Para deixar as Luas cheias de 2018 ainda mais especiais teremos dois eclipses lunares totais. O primeiro acontece no dia 31 de janeiro de 2018 e será um eclipse total lunar de uma Lua cheia blue moon, isto é, da segunda lua cheia de janeiro de 2018.

 

 

Esquema de visibilidade do eclipse lunar total de 31/01/2018

 

 

O segundo eclipse lunar total de 2018 será entre de 27 para 28 de julho de 2018, mas será com uma Lua cheia simples. Toda a América do Sul poderá ver, mas só uma parte do eclipse total lunar. Mas dentro da América do Sul, os estados do Sul, do Sudeste e do Nordeste do Brasil serão os que terão a melhor visibilidade do evento

 

Esquema de visibilidade do Eclipse lunar total de 27-28/07/2018

 

Nos mapas, as áreas pintadas em rosa são as que poderão apreciar todo o eclipse lunar, do começo ao fim.

Que tal se programar para estar no lugar certo e na hora para curtir estas duas Luas cheias muito especiais de 2018? Aventure-se e comece a pesquisar no Clima de Viagem o melhor lugar para ver os eclipses lunares de 2018!

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

16°
min

28°
max

0mm / 0%