Sudeste terá mais calor nos próximos dias

09/10/2017 às 15:39
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Região fica com pouca chuva

A semana já começou quente e mais seca na Região Sudeste e a tendência é de mais calor nos próximos dias, com elevação nas temperaturas em São Paulo, em Minas Gerais, no Rio De Janeiro e no Espírito Santo. 

 

Muito calor e umidade em queda 

A umidade do ar diminui bastante sobre a Região nos últimos dias, permitindo a volta do sol forte e deixando o tempo seco especialmente sobre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e na maioria das áreas de Minas Gerais.  Os índices de umidade relativa do ar tiveram queda acentuada no fim de semana, com valores de 12% em Campina Verde, 14% em Mocambinho e Capelinha, e 15% em São Romão na tarde de domingo (8). 

 

O centro-oeste e o norte de Minas Gerais voltaram a registrar níveis de umidade do ar muito baixos nesta segunda-feira (9). Por volta das 14 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia mediu 14% em Campina Verde e 16% em Itumbiara, duas localidades do Triângulo Mineiro. Capelinha e Montalvânia, cidades do norte/nordeste de Minas estavam com 15% de umidade no ar. Além do ar super seco, a população tem convivido com muito calor. No Triângulo Mineiro, a temperatura estava em torno dos 37°C em Ituiutaba, Conceição das Alagoas e Campina Verde, no mesmo horário, segundo o INMET.

 

Próximos dias com pouca chuva 

O Sudeste vai passar um longo período com pouca chuva. Com exceção do estado de São Paulo, que continua com pancadas de chuva, o tempo seco vai predominar sobre a maioria das áreas de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Os três estados ficam praticamente sem chuva esta semana avisam os meteorologistas. 

 

Apenas algumas pancadas de chuva são esperadas para o sul de Minas, o Triângulo Mineiro e o extremo sul do Rio de Janeiro. Serão pancadas de chuva com raios, de curta duração e no fim da tarde. 

 

As temperaturas vão continuar subindo com máximas acima dos 30°C em todas as capitais São Paulo, Rio de JaneiroBelo Horizonte e Vitória

 

   Foto: Alessandro Oliveira. Betim/MG.

 

São Paulo com pancadas de chuva 

São Paulo é o único estado que vai continuar com as pancadas de chuva típicas da estação, em geral durante à tarde e começo de noite. Áreas de instabilidade que crescem sobre o Sul do Brasil juntamente com o forte calor vão favorecer a formação de nuvens carregadas. As pancadas de chuva vem acompanhadas por raios e há chance de ocorrer granizo. Embora a chuva seja rápida, poderá acontecer com moderada a forte intensidade. 

 

Confira no mapa os volumes de chuva estimados para a Região Sudeste até o dia 14: 

 

chuva_Sudeste_14.10

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

26°
max

25mm / 80%