Vitória: metade da chuva de outubro caiu em 24h

17/10/2017 às 11:39
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Capital capixaba teve o maior volume de chuva/24h deste ano

Vitória, capital do Espírito Santo, recebeu um dos maiores volumes de chuva no Brasil no período entre 10 horas de ontem e 10 horas de hoje. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 68,6 mm acumulados neste período. Foi o maior volume de chuva em 24 horas este ano sobre Vitória, equivalente a 54% da média de chuva normal para todo o mês de outubro que é de aproximadamente 127 mm. O total de chuva acumulado em outubro estava em 82,9 mm até 9 horas do dia 17, na medição convencional do INMET.

 

 

Por que choveu tanto?

O tempo começou a mudar no Espírito Santo no fim da tarde do domingo quando uma frente fria chegou ao estado. Mas foi durante a segunda-feira, 16, que o vento marítimo se intensificou injetando uma grande dose de umidade no ar. O excesso de umidade gerou uma densa camada de nuvens baixas, com muita água acumulada, mas não houve registro de raios. Na madrugada e no começo da manhã desta terça-feira ainda choveu de forte moderada por várias horas sobre Vitória e em outros locais do Espírito Santo. Em Alfredo Chaves, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 59,2 mm acumulados entre 10 horas de ontem e 10 horas de hoje.

 

Instabilidade diminui

A terça-feira segue com tempo instável no Espírito Santo, com muita nebulosidade e condições para chuva fraca a no máximo com moderada intensidade. A circulação de ar marítimo já começou a enfraquecer, mas uma melhora do tempo só será percebida mesmo a partir desta quarta-feira.

 

Amanhã, ainda com a atmosfera muito úmida, várias áreas da Grande Vitória, do litoral e do interior capixaba podem amanhecer nubladas, com névoa, mas aos poucos o sol vai aparecendo. Pode chover fraco no litoral. Não há risco de temporal e nem de raios.

 

Tempo seco

Entre quinta-feira e o sábado, o Espírito Santo fica mais seco e mais quente, não havendo previsão de chuva. Há possibilidade de novas pancadas de chuva no próximo domingo com a expansão de áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste. Confira diariamente a previsão do tempo para o Sudeste.

 

 

Foto de Marcos Umberto, Vitória (ES)

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

25°
min

35°
max

0mm / 0%