Tempestade de poeira e de chuva em Mato Grosso do Sul

19/10/2017 às 15:27
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Alerta para chuva forte e ventania nos próximos dias

Uma tempestade de poeira invadiu cidades do sul de Mato Grosso do Sul no começo da tarde de 19 de outubro de 2017. A cortina da grossa poeira veio antes da chuva com raios e trovões.

 

A poeira foi levanta pelo vento. Em Dourados, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada com 64 km/h entre 12 e 13 horas (hora local). O aeroporto de Dourados teve rajadas de 59 km/h e também foi atingido pela tempestade de poeira. A mensagem meteorológica das 13 horas (local) enviada pelo aeroporto veio a sigla DU, que vem da palavra em inglês DUST (poeira).

 

A imagem do paredão de poeira chagando a Dourados é impressionante. Nas imagens, a poeria aparece em tom avermelhado.

 

Foto Paulo Cesar Sanches Pereira, Dourados (MS),19/10/17

 

 

A região de Caarapó, cidade no sul de Mato Grosso do Sul, também sentiu a tempestade de poeira.

 

 

Foto de Alexandre Carvalho, Caarapó (MS), 19/10/17

 

 

Foto de Renato Ravazini, Caarapó (MS), 19/10/17

 

 

As imagens da tempestade de poeira foram captadas por Renato Ravazini, em 19/10/17

 

 

 

 

 

Fortes pancadas de chuva e com ventos fortes foram observados em vários locais do sul de Mato Grosso do Sul no começo da tarde do dia 19 de outubro por causa da aproximação de áreas de instabilidade associadas a uma frente fria que avança sobre o Sul do Brasil.

Até 13 horas (local), o Instituto Nacional de Meteorologia havia registrado cerca de 15 mm em Juti. A região de Amambai e de Itaquiraí teve rajada de 77 km/h

 

Mato Grosso do Sul em alerta para temporais

Nos próximos dias, rajadas de vento muito fortes, até com 90 km/h poderão ocorrer em vários locais de Mato Grosso do Sul. Até o domingo, 22 de outubro, o risco de ventania é maior porque a quantidade de nuvens carregadas do tipo cumulonimbus vai aumentar sobre o estado. O tempo fica bastante instável, com risco de temporais especialmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul, mas região de Campo Grande também poderá ter chuva forte. Até o domingo, o deslocamento de duas frentes frias pelo Sul do Brasil vai estimular o crescimento de nuvens muito carregadas sobre a Região Sul do Brasil e sobre o Paraguai, e parte destas nuvens vai avançar sobre o Mato Grosso do Sul com potencial para tempestades.

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

16°
min

27°
max

0mm / 0%