Calor e pancadas de chuva para Goiânia

23/10/2017 às 22:47
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Capital de Goiás completa 84 anos em 24 de outubro

Muitas nuvens, ar úmido e pancadas de chuva. Estes certamente serão os melhores presentes para a Goiânia, a capital de Goiás, que completa 84 anos nesta terça-feira, 24 de outubro.

 

A recente passagem de uma frente fria pelo Sudeste e pelo Centro-Oeste deixou o tempo mais úmido nesta segunda-feira, mas a apesar da grande quantidade de nuvens não houve registro de chuva pelos até por volta das 22 horas. O nível de umidade às 16 horas foi de 41%, bem mais agradável do que os 27% do sábado a esta hora.

 

 

 

 

 

 

A frente fria passa pelo Espírito Santo nesta terça-feira e ajuda a manter áreas de instabilidade sobre Goiás e no Distrito Federal. A previsão é de que o aniversário de 84 anos de Goiânia seja um dia com períodos com sol, sempre com a presença de nuvens, calor e que algumas pancadas de chuva ocorram à tarde e em parte da noite. Se a chuva ocorrer, não deve ser generalizada sobre a cidade e nem se prolongar por muito tempo.

 

Como para Brasília, o ano de 2017 está sendo de pouca chuva em Goiânia. O total acumulado no ano até o dia 23 de outubro estava em torno de 840 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, pouco mais metade da média anual de chuva que é de aproximadamente 1580 mm. O problema é que não choveu como deveria durante o verão 2016/2017, eu é a época natural de chuva na região de Goiânia. A chuva da primavera ainda não engrenou. Em outubro choveu apenas 41 mm.

 

 

Mais chuva à vista

As imagens de satélite do começo desta última semana de outubro mostravam uma situação especial: um corredor de umidade se formou entre o Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte do Brasil. É possível ver isto pela extensa faixa de nebulosidade que corta o Brasil em diagonal. Isto significa que os ventos estão mudando sobre o Brasil permitindo essa convergência de umidade sobre o país. Este é o primeiro passo para que a chuva volte a ser frequente sobre Goiás.

 

 

Corredor de umidade entre o Sudeste e o Norte do BR começa a se formar

 

A expectativa agora é por outra frente fria que deve chegar ao Brasil no próximo fim de semana e que deve reforçar este corredor de umidade sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste. Isto significa maior possibilidade de chuva sobre Goiânia, chuva frequente e mais volumosa.

 

 

Foto e Paulo Henrique Borges, Goiânia (GO)

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

19°
min

28°
max

10mm / 67%

Brasília - DF

17°
min

27°
max

10mm / 90%