Por que o vento aumentou no litoral do Sul e do Sudeste?

31/10/2017 às 15:23
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Rajadas chegaram aos 72 km/h no litoral de Santa Catarina

Fortes rajadas de vento foraram observadas nesta terça-feira em vários locais do litoral das Regiões Sul e Sudeste do Brasil. O aumento da velocidade do vento está relacionado com o aumento da diferença de pressão atmosférica que ocorre entre o interior do continente e o mar.

 

Uma alta pressão de origem polar (A) avança do leste da Argentina para o Uruguai e extremo sul do Brasil. A pressão atmosférica tende a aumentar pelo interior da Região Sul. Ao mesmo tempo, duas áreas de baixa pressão atmosférica se deslocam sobre o mar, ao largo do litoral do Uruguai e outra próxima do litoral do Rio De Janeiro e de São Paulo.

 

  

Áreas de baixa pressão e alta pressão atmosférica influenciam o BR em 31/10/17

 

Variação da pressão do ar

A maior variação da pressão atmosférica está ocorrendo na faixa litorânea do Sul e do Sudeste, o que causa o aumento da velocidade dos ventos. A região do cabo de Santa Marta, no litoral sul de Santa Catarina, teve várias rajadas entre 60 km/h e 72 km/h, do começo da madrugada até às 14 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O aeroporto de Florianópolis registrou uma rajada com 57 km/h às 13 horas. O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, teve rajada de 51 km/h às 11 horas e ao meio-dia. Em São Pedro da Aldeia, na região dos Lagos, no litoral fluminense, as rajadas chegavam aos 53 km/h às 14 horas.

 

 

Nesta quarta-feira, as baixas pressões se deslocam pelo mar afastando-se do litoral do Sul e do Sudeste. A alta pressão avança sobre o Sul do Brasil. A diferença da pressão atmosférica entre o mar o continente diminui e o vento enfraquece.

 

 

Previsão da posição dos centros de baixa e de alta pressão atmosférica para 1/11/17

 

O aumento dos ventos deixa o mar um pouco agitado, mas não há motivo de preocupação com ressacas. Nesta quarta-feira, as ondas chegam a no máximo 1,0 metro entre o litoral do Rio Grande do Sul e a região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

 

Feriado prolongado

Durante o feriado prolongado de 2 de novembro, uma alta pressão atmosférica vai predominar na costa do Sul e do Sudeste. Nos dias 3 e 4 de novembro, o vento da direção nordeste tende a soprar  mais forte por causa do deslocamento deste centro de alta pressão .

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

13°
min

25°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%