Perfeição da Natureza: halo solar em Aquidauana (MS)

15/11/2017 às 17:53
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Participe do concurso fotográfico "De olho no Céu"

"Esse é um dos halos mais bonitos que eu já vi!!!!".

Esta foi a reação de um dos meteorologistas da Climatempo ao ver a foto do halo solar fotografado na região de Aquidauna, em Mato Groso do Sul. Outros meteorologistas também ficaram igualmente impressionados com a beleza e perfeição natural do fenômeno. O halo solar foi avistado também em Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul. .

 

O belíssimo halo solar se formou no começo da tarde do feriado de 15 de novembro. O halo solar é sem dúvida um dos mais bonitos fenômenos ópticos atmosféricos e é parecido com um arco-íris ao redor do sol. Ele só ocorre quando nuvens altas chamadas de cirrostratus envolvem o sol por completo. Nuvens altas se formam acima de 6 mil metros de altitude. 

 

 

Foto de João Pedro Farias Pimentel, Aquidauana (MS)

 

 

Estas nuvens são muito finas e quando surgem no céu parecem ser um véu esbranquiçado e transparente. Elas não escondem o sol, mas em algumas situações, quando a camada é relativamente espessa, o sol fica difuso, embaçado.

A nuvem cirrostratus não provoca chuva porque é formada por pequeninos cristais de gelo. O halo solar surge da interação da luz solar com estes cristais de gelo. Os cristais funcionam como primas que separam a luz do sol nas diferentes cores que compõem a luz branca.

 

Concurso fotográfico "De olho no céu"

A Climatempo lançou concurso fotográfico "De olho no céu". As fotos ser enviadas até o dia 23 de novembro. Então, não perca tempo! Leia o regulamento e participe!

#fotografeotempo: tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia!

 

 

Nuvem do halo na imagem de satélite

Na imagem colorizada captada pelo satélite GOES 16 às 16h30 UTC, 13h30 em Mato Grosso do Sul, 14h30 em Brasília, a faixa alongada em tom de branco que sai do Paraguai e entra em Mato Grosso do Sul representa a nebulosidade alta que contém a nuvem cirrostratus e que passou também sobre Aquidauana. As nuvens cirrostratus envolveram o sol e permitiram a formação do halo solar. As machas coloridas indicam a parte mais alta de nuvens de chuva.

 

 

Imagem de satélite colorizada mostra nuvens altas sobre Aquidauana (MS)

 

 

Confira o "Explicando o Tempo" especial conheça os 10 tipos básicos de nuvens

 

10 tipos básicos de nuvens_post

 

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

21°
min

34°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%