Rio Grande do Sul sente calor pré-frontal

15/11/2017 às 12:39
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Tempo começa a mudar no Sul do BR nesta quinta-feira

Com o sol forte e o vento quente, a temperatura disparou na Grande Porto Alegre na manhã do feriado de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República. Por volta das 11 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrava 32,6°C em Campo Bom e estava entre as 10 mais elevadas do país neste horário, dentre 513 medições das estações automáticas do INMET. Em Porto Alegre, o aeroporto internacional Salgado Filho registrava cerca de 30,0°C, cinco graus a mais do que o observado ontem no mesmo horário.

 

 

Vale lembrar que, por causa do horário de verão, esta temperatura das 11 horas foi registrada com o calor do sol das 10 horas da manhã. Ainda tem muitas horas de sol e de vento quente para esquentar a Grande Porto Alegre até o fim do dia. A tarde do feriado do dia 15 poderá ficar entre as mais quentes do ano até agora.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura em Porto Alegre em 2017 até agora foi de 36,1°C no dia 3 de março.

 

 

Maiores temperaturas em 2017 em Porto Alegre até 14 de novembro

 

 

Calor antes de frente fria

O calor que os gaúchos estão sentindo hoje é o calor pré-frontal, que ocorre horas antes da chegada de uma frente fria. Todo o Rio Grande do Sul esquenta muito até o fim da tarde desta quarta-feira e para a maior parte do estado não há condições para chuva. A chance de alguma chuva é só para a fronteira com o Uruguai, por causa da chegada desta nova frente fria. Mas o calor também é grande por lá antes da chuva.

 

Veja as mudanças no tempo no Sul do BR pelas imagens de satélite

 

Esta frente fria avança pelo litoral gaúcho no decorrer desta quinta-feira 16 de novembro, se aproximando do sul de Santa Catarina, e vai estimular a ocorrência de pancadas de chuva por todo o Sul do Brasil especialmente na tarde e noite desta quinta-feira. Há risco de raios e pode chover com moderada a forte intensidade nos três estados. Vai chover muito no Sul do Brasil até o próximo sábadoAcompanhe a previsão para a Região Sul!

 

Fique de "Olho no Céu" e participe do concurso cultural da Climatempo

 

 

Foto de André Luciano Moura, Porto Alegre (RS)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

15°
min

26°
max

0mm / 0%