Região Sul em alerta para temporais

16/11/2017 às 17:25
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Há risco de chuva volumosa com potencial para causar alagamentos

O Sul do Brasil continua em alerta para temporais nesta sexta-feira (17). As mudanças no tempo estão ocorrendo com aumento das áreas de instabilidade por toda a Região, associadas ao avanço de uma frente fria pelo litoral. A situação é de atenção para chuva forte e volumosa, que pode causar transtornos, como alagamentos nos grandes centros urbanos.

 

As nuvens carregadas tendem a se espalhar pelos três estados do Sul e a sexta-feira vai ser de tempo bastante instável. O alerta é para tempo carregado com chuva forte no decorrer do dia, especialmente no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. As rajadas de vento mais intensas podem alcançar os 90 km/h. 

 

Há previsão de chuva forte inclusive para a Grande Curitiba e a Grande Florianópolis. Já na Grande Porto Alegre, a sexta-feira pode começar debaixo de chuva, mas que vai diminuindo ao longo do dia. 

 

Com a chuva acontecendo por diversas áreas da Região Sul, as temperaturas tendem a cair e o forte calor dos últimos dias diminui. 

 

   Foto: Márcia Komonski. Criciúma/SC. 

 

Fim de semana começa com mais chuva 

Esta primeira frente fria tende a se afastar para o oceano durante a sexta-feira, mas outra frente fria chega ao Sul no sábado (18), e avança rapidamente pela Região. Por isso, o fim de semana ainda vai começar com alerta para muita chuva e grandes acumulados principalmente em Santa Catarina e no Paraná. Os volumes de chuva podem passar dos 100 mm em várias localidades só neste período. A chuva tende a perder força já no domingo (19). 

 

Confira os acumulados de chuva estimados para o Sul nos próximos dias, com a passagem de duas frentes frias pela Região:

 

chuvaSUL_17.11

 

 

Veja também:

Grande frente fria avança pelo BR no fim de semana 

 

  

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

17°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

15°
min

25°
max

0mm / 0%