Nordeste mais seco nos próximos dias

17/11/2017 às 16:58
por Maria Clara Machado

Oferecimento
VCAN vai influenciar o tempo na Região

O Nordeste vai enfrentar muito sol e pouquíssima chuva nos próximos dias, depois da passagem de frentes frias nas últimas semanas, que ajudaram a provocar chuva forte entre a Bahia, o Piauí e o Maranhão. Um novo VCAN vai influenciar o tempo e inibir a chuva na Região.

 

VCAN reduz chuva nos próximos dias 

Um vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera, em torno dos 10 quilômetros de altitude, começa a se formar a partir deste fim de semana. 

 

Os ventos do sistema giram no sentido horário e sua principal atuação é estimular a instabilidade em suas bordas e provocar uma redução na chuva em sua parte central. "O que vai acontecer nos próximos dias é que o centro do VCAN fica sobre o Nordeste e isso vai acabar inibindo a chuva por praticamente toda a Região", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

O fim de semana continua com bastante e calor no Nordeste. Só há previsão de algumas pancadas de chuva para o sul do Maranhão, do Piauí e do oeste da Bahia. Mesmo no litoral leste, a previsão é de chuva fraca e passageira em poucas praias, como Maceió, Recife e João Pessoa. Essa vai ser uma tendência pelo menos até o meio da semana que vem. 

 

  Foto: Rogério Souza. São José da Lagoa Tapada/PB. 

 

Confira como o VCAN vai atuar sobre o Nordeste nos próximos dias: 

 

 

 

Fique de "Olho no Céu" e participe do concurso cultural da climatempo!

CIDADES RELACIONADAS

Recife - PE

25°
min

31°
max

10mm / 83%

João Pessoa - PB

25°
min

32°
max

20mm / 90%