Chove forte no Sul do Brasil

21/11/2017 às 12:49
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Áreas de instabilidade crescem rapidamente sobre a Região e nova frente fria avança hoje

Áreas de instabilidade crescem rapidamente sobre o Sul do Brasil por causa da nova frente fria que avança sobre a Região nesta terça-feira, 21 de novembro. Nuvens carregadas se espalharam pela manhã sobre o oeste e sul do Paraná, o centro-oeste e sul de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul.

 

 

Na região de Foz do Iguaçu (PR), a chuva já caía moderada a moderada forte por volta das 10 horas e até 11 horas choveu 12,4 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Já o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - mediu entre 10h40 e 11h40 27,2 mm Campo Erê (SC), 26,6 mm em São Miguel do Iguaçu e 21,0 mm em São José do Cedro (SC). Em Planalto (PR) foram 21,6 mm em 1 hora, entre 11 horas e meio-dia. São volumes considerados elevados para um período de apenas 1 hora e indicam que as áreas de instabilidade se intensificam rapidamente.

 

As imagens de satélite captadas pelo satélite GOES 13 na manhã de hoje mostram a expansão das nuvens carregadas (machas em tons de azul) sobre a porção oeste dos estados da Região Sul.

 

 

Nuvens carregadas aparecem como manchas em tons de azul

 

 

Chuva aumenta à tarde

As áreas de instabilidade continuam se espalhando sobre o Sul do Brasil e a maioria das áreas da Região terá pancadas de chuva à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes em algumas horas. Nas capitais também deve chover a partir da tarde com pelo menos moderada intensidade.

 

 

Fique de "Olho no Céu" e participe do concurso cultural da Climatempo

 

Foto de Adelino Ribeiro, Foz do Iguaçu (PR)