Chuva forte sobre o estado do Rio de Janeiro

22/11/2017 às 18:52
por Josélia Pegorim

Atualizado 22/11/2017 às 21:58

Oferecimento
Nível de rios atingiu cota de alerta em Magé e Petrópolis

As áreas de instabilidade que estão sobre a Região Sudeste se intensificaram sobre o Rio De Janeiro no fim da tarde desta quarta-feira e voltou a chover forte sobre a Baixada Fluminense e na Região Serrana.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em apenas 2 horas, entre 16 e 18 horas choveu 45,2 mm na região de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 45,7 mm em Magé entre 17h10 e 18h10, 36,2 mm em Guapimirim e 26,3 mm em Petrópolis (Independência). Estes volumes são bastante elevados para um período de tempo muito curto.

 

Por causa da chuva forte, os rios subiram na Baixada Fluminense e na Região Serrana. Segundo o INEA - Instituto Estadual do Ambiente -, órgão ligado ao governo do estado do Rio de Janeiro, às 17h45 o Quitandinha estava em alerta na altura da rua Coronel Veiga. O rio Saracuruna, em Duque de Caxias, também estava em alerta neste horário.

 

Acompanhe a chuva pelo radar meteorológico do Sumaré, na Climatempo.

 

 

 

Noite chuvosa

Esta área de chuva forte se espalha pela região Serrana Fluminense se deslocando para a região de Cachoeiras de Macacu e deve avançar nesta noite para a região do Lagos.

A tendência é da chuva se afastar do Grande Rio, mas cidade na Baixada Fluminense ainda devem ter chuva moderada a forte nas próximas horas.

A chuva mais intensa não atinge a cidade do Rio de Janeiro. O tempo segue instável nesta noite, mas com chuva fraca a no máximo com moderada intensidade.

 

Norte Fluminense

As áreas de instabilidade ficam bastante ativas nesta noite também sobre o Norte e Noroeste Fluminense. Há risco de chuva forte no decorrer da noite desta quarta-feira

 

 

RJ_chuva forte_22-11-17 anima 

 

Instabilidade enfraquece nesta quinta

Nesta quinta-feira, o estado do Rio de Janeiro permanece dentro das grandes áreas de instabilidade que estão sobre a Região Sudeste, mas a tendência é de enfraquecimento da chuva no decorrer do dia. Ainda pode chover com moderada a forte na madrugada desta quinta-feira na região dos Lagos, no Norte e no Noroeste Fluminense, mas a chuva deve enfraquecer ao longo da manhã;

Na cidade de do Rio de Janeiro, no Grande Rio e nas outras regiões do estado do Rio passam esta quinta-feira com predomínio de céu nublado, mas com pouca chuva.

A temperatura fica amena o dia todo no estado do Rio de Janeiro por causa do tempo chuvoso e da entrada de ventos de origem polar sobre o estado do Rio de Janeiro.

O sol reaparece na sexta-feira e o tempo fica menos instável.  Veja como fica o tempo no fim de semana.

 

Mar agitado

O mar fica agitado nesta quinta-feira. Há risco de ressaca com ondas de até 2,5 metros entre Paraty e Cabo Frio.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

16°
min

23°
max

5mm / 80%