Vitória acumulou quase 100 mm em 24h

01/12/2017 às 16:45
por Redação

Atualizado 01/12/2017 às 19:22

Oferecimento
Instabilidade persiste no ES no fim de semana

Volumes de chuva extremamente altos voltaram a ser observados no Espírito Santo. Na cidade de Alfredo Chaves já havia chovido forte no dia 30 de novembro, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou acumulado de 144 milímetros de chuva em menos de 24 horas. Hoje, o acumulado chegava a quase 75 milímetros no período entre 15h de ontem e 15h de hoje (horário de Brasília). Com a tempestade, o rio Benevente, que corta a cidade capixaba, transbordou e causou alagamentos.

 

Vitória  

Na capital Vitória, o INMET registrava quase 100 mm acumulados em 24 horas no fim da tarde da sexta-feira, 1 de dezembro. O volume de chuva acumulado entre 17 horas do dia 30 de novembro e 17 horas de 1 de dezembro foi de 93,6 mm e a chuva nao dava sinais de trégua no começo da noite da sexta-feira. 

A chuva volumosa do dia 1 de dezembro sobre Vitória e sobre outras áreas do Espírito Santo está relacionada com a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica no mar, entre o litoral do Espírito Santo e do Rio De Janeiro,  mas também com a circulação do sistema de alta pressão atmosférica chamado de Alta da Bolívia. Esta alta pressão continua muito ativa nos próximos dias e vai influenciar grande parte do Brasil, estimulando a formação de muitas áreas de instabilidade, inclusive no Espírito Santo.

 

 

 

Foto: Jonatas de Castro - Vitória - ES

 

Como fica o tempo no fim de semana?

As áreas de instabilidade vão persistir sobre o Sudeste no fim de semana e espalhar nuvens carregadas sobre a maior parte dos estados. De uma forma geral, como observamos ao longo da semana, este primeiro fim de semana de dezembro, também será instável e úmido no Espírito Santo. Todo o estado terá um sábado (02) com muita nebulosidade, alguns períodos de sol e chuva vai e volta, mas que em alguns momentos pode cair com moderada a forte intensidade.

 

No domingo (03), o tempo segue bastante instável no norte capixaba que terá chuva desde cedo. Em Vitória, o risco de chover é baixo. O dia será úmido com bastante nuvens e possibilidade de uma garoa ou chuva fraca à noite.  

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%

Vitória - ES

22°
min

33°
max

2mm / 90%