Tempo abafado e instável em SP nesta quarta

05/12/2017 às 16:41
por Angela Ruiz

Atualizado 06/12/2017 às 08:19

Oferecimento
Risco de chuva é maior no interior. Temporais violentos ocorreram em Jales e em Votuporanga na tarde e noite de 5 de dezembro

Temporais violentos no norte de SP

Violentas tempestades ocorreram no noroeste de São Paulo entre o meio da tarde e o começo da noite da terça-feira, 5 de dezembro. Em apenas 1 hora, entre 16 e 17 horas choveu 67,8 mm em Votuporanga. Na região de Jales foram 68,6 mm, mas distribuídos em 2 horas, entre 18 e 20 horas. As medições foram feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia. A região 68,6 mm, mas distribuídos em 2 horas o de Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, também teve um forte temporal no começo da noite acumulando 42,6 mm  entre 18 e 19 horas

Tecnicamente o volume de 20 mm em 1 hora já considerado chuva forte.

 

Na animação de imagens captadas pelo satélite GOES 13, é possível ver os núcleos de nuvens muito carregadas (manchas vermelhas) que passaram pela região de Jales e de Votuporanga. Também é possível ver o crescimento destas nuvens na região de Cachoeira Paulista.

 

 

Norte SP tempestade 5-12-17

 

 

Condições para chuva aumentam nesta quarta

Nesta quarta-feira (06), um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, ajuda a reforçar as áreas de instabilidades em São Paulo. Entre o norte e o oeste do estado, o dia será marcado por muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia, com risco de temporais.

 

Na Baixada Santista e no litoral norte, muitas nuvens se formam, mas a chance de chuva é baixa.

Na Grande São Paulo e nas regiões de Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba, faz sol pela manhã, nuvens carregadas se formam a partir da tarde e há previsão de pancadas de chuva. Não dá para descartar o risco de queda de raios.

 

Tendência

Nos próximos dois dias, o norte paulista ainda continua com o tempo instável e mais carregado. Não é um céu completamente fechado, mas as nuvens continuam espalhando chuva que ocorre a qualquer hora, várias vezes ao longo do dia.

 

As demais áreas, inclusive a capital paulista terão sol, calor e umidade alta. Essas condições se tornam favoráveis ao crescimento de nuvens ao longo do dia e consequentemente as pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas.

 

Leia também: Brasil tem chuva volumosa até o início do verão

 

Fique de olho na previsão para o estado de SP aqui

 

 

Foto: Peter Gatz Birle, São Paulo/SP

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

24°
max

15mm / 90%