Chuva vai aumentar na Bahia, Maranhão e no Piauí

06/12/2017 às 14:37
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperaturas superam os 41°C no interior do Piauí. Chuva e aumento da nebulosidade aliviam o calor nos próximos dias.

Com a falta de nuvens, de chuva e com o sol forte o dia todo, o calor tem aumentado nos últimos dias sobre o Maranhão e sobre o Piauí. Os dois estados lideraram o ranking das maiores temperaturas no início de dezembro. Na tarde do dia 5, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,7°C em Oeiras, no Piauí. No Maranhão, a temperatura chegou aos 40,0°C em Bacabal. Na Bahia, as temperaturas estão ficando pouco abaixo desta marca no oeste do estado.

 

Mais nuvens e menos calor

O tempo vai mudar no Nordeste nos próximos dias. A nebulosidade e as condições para chuva vão aumentar, o que vai reduzir o calor. Mas a chuva não será frequente e nem volumosa para todos os estados. Maranhão, Piauí e Bahia serão os grandes privilegiados com a chuva, com a expectativa de vários eventos de chuva forte.

O mapa mostra a estimativa de chuva para o Nordeste de 7 a 11 de dezembro de 2017. Os tons de verde representam acumulados de 100 mm ou mais em 5 dias. Neste período, várias áreas da Bahia, do sul do Maranhão e do Piauí poderão acumular pelo menos 100 mm de chuva. Nas outras áreas do Nordeste, a chuva muito eventual, em poucas áreas.

 

 

Estimativa de chuva para o Nordeste de 7 a 11 de dezembro de 2017

 

 

Chuva forte na BA, MA e PI

A circulação de ventos sobre o Brasil vai permitir espelhar o ar úmido sobre o Nordeste nos próximos dias. Até o sábado, 9 de dezembro, o aumento da umidade será notado em particular sobre o centro-oeste e o sul da Bahia, o sul do Maranhão e do Piauí. Estas áreas voltam a ter pancadas de chuva frequentes e devem ter também vários eventos de chuva forte.

Para estados como o Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, e mesmo para o extremo nordeste da Bahia, norte do Piauí e do Maranhão, pouca ou nenhuma chuva ocorre até o dia 9 de dezembro. Nestas áreas, as condições para chuva aumentam a partir do domingo, 10 de dezembro.

 

 

Foto de Ítalo, Guanambi (BA)

 

Tempestade de poeira no oeste da Bahia

O oeste da Bahia teve chuva fortes no fim de novembro, mas antes da chuva chegar,  Luis Eduardo Magalhães teve tempestade de poeira!  Veja as imagens de Roberto Guerra doa dia 21/11/17.

 

 

 

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática