BR tem sol, chuva e praia no último fim de semana da primavera

14/12/2017 às 22:52
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de temporais ainda é alto com a elevação da temperatura e ar muito úmido por quase todo o país. O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro.

Este fim de semana será o último da primavera. O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 14h28 pelo horário de Brasília. Será também o último fim de semana antes do Natal!

 

Depois de quase um mês de chuvarada, a circulação de ventos muda sobre o Brasil neste fim de semana permitindo um enfraquecimento das extensas áreas de instabilidade que estão sobre o país. Isto não quer dizer que vai parar de chover completamente. As pancadas de chuva vão continuar por quase todo o país e até com risco de temporais. A diferença é que teremos mais horas com sol forte, o que vai garantir maior aquecimento do ar. O calor e o ar abafado poderão incomodar muita gente. Estamos nas vésperas do solstício de verão, em 21 de dezembro, e o Hemisfério Sul está recebendo sua maior dose de sol no ano.

 

Sol, calor e praia

Neste fim de semana, a andança pelas ruas para fazer as compras de Natal vai ser mais cansativa por causa do calor. Mas quem está de folga poderá aproveitar o sol e o calor na praia e na piscina, antes do pancadão de chuva.

Confira como será o último fim de semana da primavera em todo o país

 

Região Sul

Sábado com sol forte por várias horas e algumas pancadas de chuva à tarde e à noite no Sul do Brasil. Não deve chover no Rio Grande do Sul. Sol e tempo seco também na serra e no sul de Santa Catarina e na Grande Florianópolis. Dá para curtir a praia e a piscina em todos os estados. No domingo, 17 de dezembro, a chegada de uma frente fria e o calor faz com que mais nuvens cresçam por toda a Região e provoquem pancadas de chuva à tarde e à noite. A chance de chover no domingo é maior do que no sábado e o risco de temporal também é maior.

 

Região Sudeste

O sábado será com sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite por quase toda a Região. Pode chover com moderada a forte intensidade, mas a chuva não se prolonga por muitas horas. Há risco de raios. A chance de chuva é baixa no litoral paulista, mas o céu fica com muitas nuvens especialmente de manhã. As praias de São Paulo terão mais com mormaço do que sol. Já no litoral do Rio e do Espírito Santo, o sol aparece forte, mas tem as pancadas de chuva no fim da tarde.

 

Todo o Sudeste terá calor e várias horas com sol forte no último domingo da primavera. Dia com sol forte nas praias logo de manhã. As pancadas de chuva ocorrem especialmente o fim da tarde ou à noite. Pode até chover forte, mas a chuva não dura muito tempo. Há risco de raios. Atenção em São Paulo! O risco de temporais aumenta com a chegada de uma frente fria.

Em Minas Gerais, depois de toda a chuva das últimas semanas, as cachoeiras certamente estão com quedas fortes e os rios bem cheios. Então, cuidado para não exagerar e se colocar em situações de risco.

 

 

Saiba como se proteger do temporal na praia

 

Região Centro-Oeste

Não tem praia no Centro-oeste, mas dá para curtir muita piscina, cachoeira e banho de rio no fim de semana. A nebulosidade diminui em relação aos últimos dias sobre Goiás, na maior parte de Mato Grosso e no Distrito Federal. O sol aparece forte já no sábado em toda a Região e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. Mas Goiânia e Brasília podem ter um pouco de chuva já pela manhã. Há risco de chuva moderada a forte e de raios em todas as áreas.

Domingo com sol, calorão e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite por todo o Centro-Oeste. Tem risco de chuva forte. O norte de Mato Grosso tem chuva também pela manhã. As condições para chuva aumentam em Mato Grosso do Sul por influência de uma frente fria que estará avançando pelo litoral da Região Sul.

 

 

Foto de Valter Castilho, Campo Grande (MS)

 

Região Nordeste

O sábado será com sol forte em praticamente todo o Nordeste. Só há previsão de chuva com raios sobre o Maranhão e na faixa oeste do Piauí, incluindo Teresina. A chuva ocorre a partir da tarde e pode ser forte. Todo o litoral da Região terá várias horas com sol, mas pode chover rapidamente desde o litoral de Pernambuco até o sul da Bahia.

no domingo, as condições para chuva aumentam de forma geral sobre o Nordeste. Não deve chover no oeste da Bahia, no Ceará, no sertão da Paraíba e nem no interior e no litoral norte do Rio Grande do Norte. O sol já não vai aparecer com força nas praias do litoral leste. A previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva do sul da Bahia até Pernambuco.

 

Região Norte

O tempo fica mais instável na Região Norte no último fim de semana da primavera. Isto quer dizer mais nuvens carregadas e pancadas de chuva frequentes por quase toda a Região. O sol forte e o tempo seco predominam só em Roraima. A chance de chuva é baixa neste estado tanto no sábado como no domingo. Nos demais estados, as pancadas de chuva podem ser fortes e ocorrem especialmente à tarde e à noite.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 90%