Muita chuva sobre o Pará e Tocantins

14/12/2017 às 14:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Volumes acumulados passam de 100 mm em 24 horas em alguns locais. Temporais se espalham também sobre o AM, RO e AC.

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre o Pará e sobre o Tocantins e nuvens muito carregadas cresceram sobre estes estados provocando chuva forte e muito volumosa. Em Lagoa da Confusão (TO), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 166,6 mm acumulados entre 1 hora da madrugada e 9 horas de hoje (hora local). No Pará, choveu 104,0 mm na região de Rondon do Pará apenas entre 3 horas da madrugada e 9 horas da manhã. Cerca de metade da chuva caiu em 1 hora. Choveu muito também na região de Carajás e o acumulado entre a tarde de ontem e o meio da manhã de hoje chegava a 99,2 mm.

 

Volumes de chuva entre 50 mm e 80 mm em 24 horas, entre a manhã do dia 13 e a manhã desta quinta-feira, 14 de dezembro, foram registrados em muitos outros locais do Pará e do Tocantins.

Pela manhã de hoje também foram observadas chuvas moderadas a fortes sobre a região de Óbidos, no Pará, Peixe e Araguaçu, no Tocantins. Em apenas 6 horas choveu 60 mm em Óbidos. As áreas de instabilidade que estão sobre estes estados continuam muito ativas e até a noite desta quinta-feira provocam mais chuva. Há risco de novas tempestades.

 

Tempo instável na Região Norte

Com a grande disponibilidade de calor e de umidade, muitas áreas de instabilidade vão continuar se formando sobre a Região Norte do Brasil nos próximos dias. Pelo menos até o dia 19 de dezembro, o risco de temporais é alto em quase toda a Região. Só não deve chover muito em Roraima. Mesmo com a previsão de períodos com sol nos próximos dias, as pancadas de chuva vão continuar frequentes sobre o Pará e o Tocantins e podem ser fortes.

 

 

INstabilidade NOrte 14-12-17

Acompanhe a formação e deslocamento das nuvens carregadas pelas imagens de satélite

 

 

Chuva aumenta em RO, AM e AC

A população do Acre, de Rondônia e do Amazonas, especialmente do sul e do centro-leste do estado, deve ter atenção com o aumento da chuva nos próximos dias. A previsão é de intensificação das áreas de instabilidade sobre estes estados, o que significa aumento da nebulosidade e das condições para chuva. Há risco de chuva forte incluindo as capitais Rio Branco, Porto Velho e em Manaus.

Veja como fica o tempo na Região Norte nos próximos dias.

 

 

Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

34°
max

10mm / 80%

Porto Velho - RO

24°
min

30°
max

25mm / 83%