Oferecido por
A primavera está terminando com muita chuva em quase todos os estados da Região Norte do Brasil. A última semana da estação começou com grandes volumes de chuva sobre o Pará e sobre o Tocantins. Em Tucuruí choveu 106,0 mm entre 10 horas do dia 17 e 10 horas do dia 18 de dezembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Foi o maior volume de chuva no Brasil neste período de 24 horas.
Os volumes acumulados neste período sobre Santana do Araguaia e de Rondon do Pará e também sobre Pedro Afonso, no Tocantins, ficaram entre os dez mais elevados do país. Nesta segunda-feira, 18, também choveu forte em áreas de Rondônia. Em Vilhena foram 41 mm de chuva acumulados em 8 horas de chuva. Choveu forte também em Cacoal e teve temporal em Belém.
Semana com chuva volumosa
O tempo fica muito instável em quase toda a Região Norte nos próximos dias e a chuva vai cair forte e volumosa sobre vários estados. Só Roraima ficará fora da área de temporais. Até o Amapá pode ter chuva moderada a forte.
O Pará e o Tocantins continuam tendo pancadas de chuva regulares especialmente à tarde e à noite e com risco de vários temporais, incluindo as capitais Belém e Palmas. Mas a chuva mais frequente e volumosa deve ser observada sobre os estados de Rondônia, Acre e Amazonas. Várias áreas destes estados devem receber pelo menos 100 mm de chuva apenas nos próximos cinco dias, no período de 19 a 23 de dezembro de 2017. A chuva desta semana poderá ser forte e causar transtornos também nas capitais Porto Velho e Rio Branco.
Acompanhe a previsão para a Região Norte.
Chuva estimada para a Região Norte de 19 a 23 de dezembro de 2017
Alta da Bolívia
A intensificação e persistência das áreas de instabilidade sobre o Acre, Amazonas e Rondônia está associada com forte circulação do sistema de alta pressão atmosférica conhecido como Alta da Bolívia, que vai influenciar várias áreas do Brasil no restante do mês de dezembro . Este é um dos sistemas meteorológicos típicos do verão na América do Sul e é observado em altos níveis de altitude, em torno 10 mil metros acima da superfície. O nome Alta (pressão atmosférica) da Bolívia é porque o centro deste sistema fica em média sobre este país.
Na animação de imagens de satélite, a circulação anti-horária da Alta da Bolívia pode ser identificada pelo giro das nuvens neste sentido na região entre o Brasil, o Peru, a Bolívia e o Paraguai. Dá para perceber melhor o giro anti-horário pelas nuvens altas que saem da costa do Peru e entram na costa norte do Chile.
Circulação da Alta da Bolívia pode ser vista nas imagens de satélite pelo giro anti-horário da
massa de nuvens na porção esquerda da animação.
O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 14h28, pelo horário de Brasília.
Confira a previsão climática da Climatempo para o verão 2018 no Norte do Brasil.
Foto de Carlos Eduardo Almeida, Ji-Paraná (RO)
#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!
O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.
Notícias - informações importantes do tempo e do clima
Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio
Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática