Chuva pode causar estragos em SP esta semana

18/12/2017 às 21:23
por Josélia Pegorim

Oferecimento
SP tem calor e temporais nesta terça-feira. Saiba a tendência para as festas de Natal e de Ano Novo

A maioria das áreas do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, foi poupada até agora dos temporais de dezembro. Mas as condições do tempo vão mudar muito nos próximos dias. Já tivemos alguns exemplos de temporais no fim semana e que vão ficar mais frequentes e preocupantes nos próximos dias.

 

Na capital paulista, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, o total de chuva acumulado do dia 1 até a 10 horas do dia 18 de dezembro não chega a 40 mm redondos, ou apenas 20% da média normal de chuva para dezembroApenas alguns locais do norte e do noroeste e do litoral acumularam mais de 100 mm até agora, o que corresponde, em geral, a 50% ou menos de média de chuva para dezembro. 

 

 

Calor e temporais nesta terça

Nesta terça-feira, 19 de dezembro, uma frente fria se afasta do litoral paulista e a sensação de abafamento continua em praticamente todo o estado. Os ventos frescos desta frente fria sopram fracos pelo estado. O sol aparece em todo o estado, mas entre muitas nuvens pelo litoral. Nuvens carregadas crescem por causa do ar abafado e úmido e provocam novas pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em todas as regiões paulistas. Pode chover e ventar forte, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h. Há risco de granizo.

 

Chuva pode causar problemas em SP

A circulação de ventos sobre o Brasil vai fazer com que o estado de São Paulo fique vários dias recebendo ar quente e úmido vindo do Norte do Brasil. Isto vai manter a atmosfera quente e úmida sobre São Paulo e nos estados vizinhos, que é a situação ideal para a formação das grandes nuvens que provocaram temporais, típicos de verão.

 

Na animação, os mapas representam a circulação dos ventos em torno de 1500 metros de altitude entre a manhã do dia 19 e a noite do dia 25 de dezembro. As setas foram reforçadas apenas para melhor visualização da direção dos ventos que vão soprar sobre São Paulo. Os ventos das direções nordeste, norte e noroeste vão predominar durante todos estes dias. Estes ventos são quentes e úmidos, pois transportam o calor e o ar úmido que estão no centro-norte do Brasil para São Paulo. Isto deixa a atmosfera sobre São Paulo mais instável, com maior capacidade para provocar chuva.

 

 

Ventos quentes sobre SP de 19 a 25 de dezembro de 2017

Ventos quentes sobre SP de 19 a 25 de dezembro de 2017

 

 

Principalmente a partir da tarde da quarta-feira, 20 de dezembro, até o dia 27 de dezembro, a chuva vai cair de forma generalizada sobre o estado de São Paulo e dará poucas horas de trégua. O risco de temporais é alto em todo o estado, com potencial para problemas como alagamentos, queda de árvores, enchentes e deslizamento de terra. A preocupação é grande porque os volumes de chuva serão elevados. Se a previsão se confirmar, a cidade de São Paulo poderá receber de 100 a 150 mm de chuva em uma semana.

 

Os mapas mostram a estimativa de chuva para a Região Sudeste e 19 a 23 de dezembro de 2017 e de 23 a 27 dezembro de 2017. Os tons de verde representam previsão de100 mm ou mais acumulados em 5 dias.

 

 

Chuva estimada para a Região Sudeste de 19 a 23 dezembro de 2017

 

 

Chuva estimada para a Região Sudeste de 23 a 27 dezembro de 2017

 

Natal e Ano Novo

A chance de termos um Natal chuvoso no estado de São Paulo de forma geral, tanto na noite do dia 24 como no dia 25 de dezembro é alta, especialmente no centro-sul e no leste do estado, onde estão a Grande São Paulo e o litoral. O presente de Papai Noel para São Paulo será a chegada de uma frente fria ao litoral paulista.

A chuva deve dar uma trégua depois do dia 27 e, por enquanto, a previsão é de pouca chuva para o Ano Novo.

 

 

Foto de Guilherme Henrique Gaspardi, Itapira (SP)

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

31°
max

0mm / 0%

Natal - RN

25°
min

32°
max

15mm / 90%