Alerta de muita chuva sobre o Paraná

20/12/2017 às 15:58
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Fim de semana do Natal será com frente fria no Sul

Uma combinação de fatores meteorológicos está forçando a concentração de muita umidade e calor sobre o Paraná, o que vai estimular o crescimento de nuvens muito carregadas e ocorrência de vários temporais nos próximos dias. O Paraná fica em alerta pelo menos até o Natal (25). 

 

Paraná em alerta 

Os ventos estão transportando ar quente e úmido do Norte do Brasil para a Região Sul, o que vai resultar na passagem de grandes áreas de instabilidade sobre o Paraná nos próximos dias. A situação é de tempo severo com alerta para eventos de chuva  intensa e volumosa. No período de cinco dias, os acumulados poderão ficar entre 100mm a 200 mm em áreas do estado. Os meteorologistas avisam que a chuva forte virá com raios e rajadas de vento e terá potencial para causar alagamentos e outras ocorrências. 

 

Acompanhe o alerta para o leste do Paraná nesta quinta-feira. 

 

O tempo continua bastante abafado no Paraná durante esta quinta-feira (21), primeiro dia do verão, com previsão de mais pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Há risco de chuva forte e as rajadas de vento mais intensas podem chegar a 80 km/h. O leste do Paraná, incluindo o litoral e a Grande Curitiba e o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, ficam em alerta especial para a ocorrência de chuva muito volumosa e risco de alagamentos. 

 

Outras áreas de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul terão maiores períodos de sol, mas também há previsão de pancadas de chuva de moderada à forte intensidade a partir da tarde. 

 

Apenas o centro-sul gaúcho, inclusive Porto Alegre, ficam sem chuva nesta quinta e a previsão é de muito sol e calor. 

 

   Foto: Wesley Martins. Curitiba/PR. 

 

Fim de semana com frente fria 

As áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil vão ganhar um reforço no fim de semana com o avanço de uma frente fria. No sábado (23), a previsão é de chuva forte para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, inclusive nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba

 

A situação é de alerta para mais chuva forte em Santa Catarina e no Paraná no domingo (24). O risco de chuva é alto na noite do dia 24, inclusive nas capitais de ambos os estados. Sobre as serras gaúcha e catarinense, além da Grande Porto Alegre, a expectativa é apenas de chuva fraca. 

 

O Paraná recebe mais chuva ainda no dia de Natal (25). O tempo permanece carregado com risco de mais temporais sobre todo o estado. A população deve ficar atenta aos avisos da Defesa Civil da sua cidade.  

 

Veja os volumes de chuva estimados para todo o Sul do Brasil até o Natal: 

 

chuva_SUL_PR_20.12

 

As áreas verdes sobre o Paraná e o Vale do Itajaí no mapa acima indicam volumes de chuva entre 100 mm a 200 mm entre os dias 21 e 25 de dezembro.   

 

Como será o verão 2018 na Região Sul?

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

10°
min

22°
max

0mm / 0%

Natal - RN

22°
min

31°
max

0mm / 0%