Previsão para o verão 2018 na Região Sudeste

20/12/2017 às 23:19
por Josélia Pegorim

Atualizado 21/12/2017 às 12:25

Oferecimento
Estação tem dias de sol, calor e temporais

Dias com sol forte de manhã, calor desde cedo e chuva forte à tarde ou à noite são características do verão na Região Sudeste do Brasil.

A maior parte da chuva do ano no Sudeste ocorre nos meses do verão e em parte da primavera. Um verão normal tem a formação de Zonas de Convergência de Umidade (ZCOU) ou da Zona da Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS, que provocam chuva volumosa e persistente por vários dias consecutivos. Mas nem sempre estes sistemas atuam com força e em anos especiais, a ZCAS pode nem se formar.

 

A influência do sistema de alta pressão atmosférica conhecido como Alta Subtropical do Atlântico Sul, a ASAS, também é sentida em várias áreas da Região Sudeste durante o verão. Muita gente teme a ASAS porque, como todo sistema de alta pressão atmosférica, reduz a umidade e a chuva. Quando a ASAS atua forte no verão, como ocorreu em 2014, o calor fica muito acima do normal. Em fevereiro de 2014, a cidade do Rio De Janeiro teve sete dias com temperatura igual ou superior aos 40°C, sendo que quatro deles foram consecutivos. Em São Paulo, a temperatura chegou aos 36°C em vários dias e a média das temperaturas máximas de fevereiro de 2014 ficou quase 4°C acima do normal!

 

A ZCAS provoca muita chuva sobre a Região Sudeste e a ASAS seca o tempo e tira a chuva.

É muito importante que chova muito na Região Sudeste no verão, porque é nesta Região que se concentram os mais importantes rios e reservatórios para a geração de energia hidroelétrica no país.

A primavera de 2017 já deu muita chuva para quase todo o Sudeste com a formação de uma ZCAS e depois de uma ZCOU.

 

O que esperar para o verão de 2018? Confira a tendência climática elaborada pela Climatempo.

 

 

 

 

Confira a previsão para o verão 2018 em outras regiões do país

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%