Região Nordeste: previsão para o verão 2018

21/12/2017 às 18:42
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba quais os principais sistemas meteorológicos que atuam no Nordeste durante o verão

O verão começou oficialmente às 14h28 do dia 21 de dezembro de 2017 e vai até às 13h15 do dia 20 de março de 2018.

No Nordeste do Brasil, o verão marca o início do período de chuva na faixa norte da Região. No decorrer da estação, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ficam cada vez mais próximas da costa norte do Nordeste tornando a chuva mais frequente. É a ZCIT que traz chuva volumosa para o norte do Maranhão e do Piauí, para o Ceará e para o Rio Grande do Norte. Mas o ar úmido se espalha também pelo interior do Nordeste e a chuva chega ao sertão

 

Entenda o que é a ZCIT 

 

VCAN e ASAS

Um dos importantes sistemas meteorológicos que atuam durante o verão é o VCAN - Vórtice Ciclônico em altos Níveis. O VCAN pode provocar chuva forte em algumas áreas e deixar o tempo seco em outras.

Mas o verão também é época de sol forte e pouca chuva na costa leste do Nordeste. Do litoral da Paraíba ao sul da Bahia, tem muito sol na praia na maior parte do verão. O sistema de alta pressão atmosférica chamado de Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) predomina na costa leste do Nordeste e dificulta a formação de áreas de instabilidade. A época de chuva na costa leste do Nordeste é o outono/inverno.

 

O Nordeste, junto com o Sul do Brasil, é uma das Regiões que mais sente a influência de fenômenos como El Niño ou La Niña, mas a temperatura da água do oceano Atlântico é talvez mais importante para prever como será o período chuvoso do Nordeste.

Este ano, a temperatura da água do Atlântico está favorável para a chuva no Nordeste, mas teremos períodos de com muita irregularidade. Uma preocupação é a tendência de chover menos do que normal em março, que é o pico da estação chuvosa na faixa norte do Nordeste.

 

Confira a tendência climática para o verão 2018 no Nordeste do Brasil elaborada pela Climatempo.

 

 

 

Saiba como será o verão 2018 nas outras regiões do país