Sudeste tem semana típica de verão

25/12/2017 às 15:43
por Josélia Pegorim

Atualizado 25/12/2017 às 20:26

Oferecimento
Chuva mais frequente será em SP. Calor é destaque no RJ, em MG e no ES: temperatura no Natal chegou a quase 39°C no Norte Fluminense

A maioria das áreas da Região Sudeste do Brasil passa a última semana de 2017 com condições típicas de verão: sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite, com risco de temporais. Chuva mais frequente será no estado de São Paulo e o calor é destaque nas capitais Rio De Janeiro, em Belo Horizonte e em Vitória

 

Nesta terça-feira, 26 de dezembro, uma frente fria se afasta no mar na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Mas esta frente fria não tem força para vencer o sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS - Alta Subtropical do Atlântico Sul, que vai predominar em grande parte do Sudeste nas próximas 48 horas.

 

A influência do sistema ASAS será forte nesta terça e também na quarta-feira, 27 de dezembro, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Como toda alta pressão atmosférica, a ASAS reduz o nível de umidade, o que causa a diminuição da nebulosidade e também da frequência das pancadas de chuva. Menos nuvens e pouca chuva nesta época significam muitas horas com sol forte e calorão!

 

Até a quarta-feira, o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo ficam sem chuva. Nas outras áreas destes estados e no Rio de Janeiro, o sol também vai aparecer forte, mas há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Embora de curta duração, algumas destas pancadas de chuva podem ser fortes e com ventania. Em Bambuí (MG), uma rajada de vento chegou aos 81 km/h na tarde do dia de Natal. Em Guarda-Mor choveu cerca de 25 mm em apenas 1 hora. No centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, as condições para chuva aumentam a partir de quinta-feira com o enfraquecimento da ASAS.

 

Muita chuva para São Paulo

Já em São Paulo, as condições para chuva são maiores em relação aos demais estados do Sudeste. O estado de São Paulo vai sentir a influência de uma forte área de baixa pressão atmosférica que fica entre o Paraguai e o norte da Argentina. Esta baixa pressão vai gerar muitas áreas de instabilidade que se espalham sobre o Sul do Brasil e sobre o Mato Grosso do Sul, mas parte das nuvens carregadas chega a São Paulo trazendo temporais. Além disso, o calor e o excesso de umidade facilitam a formação destas nuvens sobre São Paulo. A chuva será frequente em São Paulo até o fim da semana e com risco de temporal inclusive na região da cidade de São Paulo.

A semana segue abafada em São Paulo, com muitas nuvens e pancadas de chuva especialmente à tarde e à noite, com alguns períodos com sol ou apenas o mormaço.

 

Córregos transbordam em São Paulo com temporais no dia de Natal 

 

 

Foto de Alessandro de Abreu, Pedreira (SP)

 

Calorão

O calor vai chamar atenção em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Com várias horas de sol forte e pouca chuva, a temperatura fica bastante elevada e supera os 34°C em muitas áreas destes estados nos próximos dias. Veja como fica a temperatura nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.

O Norte do RJ foi um dos locais mais quentes no BR no Natal e a cidade do Rio e Janeiro foi a capital mais quente, com máxima de quase 36°C.

 

 

Foto de Clara Dias, Rio de Janeiro (RJ)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Natal - RN

24°
min

31°
max

5mm / 67%