ASAS influencia a maior parte do Nordeste

26/12/2017 às 12:58
por Angela Ruiz

Atualizado 26/12/2017 às 15:19

Oferecimento
Sol forte e calor no interior da Região

A terça-feira (26), começou quente no Nordeste do Brasil. A temperatura mínima registrada em Jaguaribe, no Ceará foi de 26,1°C, de acordo com o Inmet. 

 

A presença do sistema de alta pressão atmosférica denominado de ASAS - Alta Subtropical do Atlântico Sul - deixa o ar mais seco e dificulta a formação de nuvens carregadas de chuva na maior parte do Nordeste.  As precipitações estão mais concentradas no Maranhão e no Piauí.

 

O sol brilha forte e o calor continua. Sem a chuva para refrescar a temperatura continua subindo rapidamente no interior da Bahia, de Pernambuco e da Paraíba. Veja como fica a temperatura em Casa Nova, Bahia. 

 

Ainda nesta terça-feira, pode chover rápido com fraca intensidade entre o litoral do Rio Grande do Norte e de Alagoas e também no litoral da Bahia. 

 

Amanhã (27), a alta pressão ainda predomina dificultando a ocorrência de pancadas de chuva na maior parte da Região. Algumas nuvens podem surgir, mas não há expectativa de temporais na Bahia, Ceará, Sergipe, sertão e agreste. O sol continua forte.

 

A chance de chover é maior no Maranhão, Piauí. Nestas áreas, as pancadas de chuva podem ser fortes em alguns momentos acompanhadas de raios.   

 

De acordo com os meteorologistas, na quinta-feira (28), a ASAS enfraquece e as pancadas de chuva se espalham, inclusive no nordeste da Bahia. A tendência é de aumento das condições de chuva em toda a Região Nordeste.

 

Leia também: Como será o Verão no Nordeste?

 

Foto: Bruno Silveira - Aracaju - SE

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

29°
max

5mm / 60%