Vitória da Conquista tem quase toda chuva do mês em duas horas

04/01/2018 às 11:20
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Interior da Bahia pode ter mais pancadas de chuva

O município de Vitória da Conquista, no sul da Bahia, foi atingido foi um verdadeiro temporal no final da tarde e noite desta quarta-feira (3). O acumulado de chuva alcançou 73 mm entre às 17 horas e às 18 horas, horário de Brasília, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em duas horas, foram quase 93 mm. O volume de chuva quase atingiu a média história de janeiro, que é de cerca de 109 mm, apenas neste curto período de tempo. O aeroporto local reportou chuva forte com raios a partir das 17h30.

 

Núcleos muito intensos de chuva se formaram sobre a região do Planalto da Conquista e foram responsáveis pelo volume elevado em Vitória da Conquista. "Estas fortes instabilidades estão associadas à circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera e a concentração de umidade sobre o interior da Bahia", explica a meteorologista Michele Fernandes. 

 

Foto: Ryan Carlos. Nuvens de chuva se formando em Vitória da Conquista/BA
na última quarta-feira.
 

Mais pancadas de chuva no interior baiano 

A umidade continua mais elevada sobre o sul e o centro-oeste da Bahia nesta quinta-feira (4) e ainda há previsão de pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Há novamente chance de chuva de moderada à forte intensidade. 

 

Outros municípios tiveram volumes moderados de chuva no período de 24 horas.Luís Eduardo Magalhães registrou 24,6 mm, Ibotirama 18 mm, Piatã 16,2 mm, Barreiras 11,4 mm e Remanso 10,8 mm, segundo dados do INMET. 

 

Tendência para os próximos dias 

A sexta-feira (5) vai seguir com seguir com condições para pancadas de chuva e períodos de sol no centro-oeste e sul da Bahia. O litoral sul pode ter apenas chuva passageira. Já a região do Recôncavo Baiano e Salvador ficam com o tempo firme. 

 

Durante o fim de semana, a umidade volta a cair pelo interior baiano e a chance de pancadas de chuva também diminui. 

 

Confira a previsão para todo o Nordeste do Brasil

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

22°
min

30°
max

10mm / 60%

Brasília - DF

20°
min

29°
max

4mm / 90%