1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Nordeste com mais umidade e pancadas de chuva
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Nordeste com mais umidade e pancadas de chuva

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Allison Pires. São Luís/Maranhão

3 min de leitura

Oferecido por

A Região Nordeste do país volta a ter mais umidade e pancadas de chuva nos próximos dias. A chuva voltou a cair forte em diversas cidades do Maranhão e a capital São Luís registrou o maior acumulado em 24 horas desde julho de 2017. 

 

O aumento da umidade sobre o Nordeste volta a acontecer com o deslocamento e o enfraquecimento do VCAN (vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera), que atuou sobre a Região nos últimos dias. A alteração na circulação dos ventos faz o ar úmido se espalhar novamente aumentando as condições de chuva pelo interior e as áreas litorâneas da costa norte e da costa leste nos próximos dias. 

 

 

"Janeiro marca o início do aumento da chuva pela costa norte do Nordeste", lembra a meteorologista Josélia Pegorim. "A partir de agora, temporais como aconteceram nesta quarta-feira (10) em São Luís, ficam mais frequentes. Entretanto, esse aumento recente da chuva sobre o litoral do Maranhão ainda não é um indicativo da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e tem relação com a borda do VCAN, que veio atuando sobre a costa norte nordestina nos últimos dias, completa Pegorim. 

 

Foto: Allison Pires. São Luís/Maranhão
 

São Luís já acumula quase 50% da média de chuva de janeiro 

A chuva caiu forte em São Luís na madrugada e manhã desta quarta-feira, acumulando 59 mm no período de 24 horas. Foi o maior volume de chuva desde os dias 2 e 3 de julho de 2017, quando a capital registrou 64 mm, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

A chuva forte gerou vários pontos de alagamento e transtornos no trânsito na manhã desta quarta. 

 

O total de chuva acumulado desde o dia primeiro de janeiro de 2018 está em 126,4 mm, o correspondente a quase metade da média normal de chuva para o mês, que é de aproximadamente 244 mm. 

 

Confira abaixo os maiores volumes de chuva sobre o Nordeste que ocorrem entre a terça-feira (9) e esta quarta-feira no período de 24 horas: 

 

chuva-nordeste

 

 

Há previsão de pancadas de chuva por todo o litoral do Nordeste e por vezes, essa chuva pode ser persistente. Pelo interior, há chance de pancadas de chuva de forte intensidade, embora pontuais, não de forma generalizada. 

 

Acompanhe as explicações sobre o aumento das pancadas de chuva no Nordeste nos próximos dias: 

 

 

 

 

Veja no Agroclima: Frutas de clima frio se adaptam à temperaturas do Sertão de PE

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias