Chuva aumenta de novo em Santa Catarina e no Paraná

16/01/2018 às 15:19
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Previsão indica volumes elevados até a próxima sexta-feira

Voltou a chover de moderada à forte intensidade em áreas de Santa Catarina e do Paraná nesta terça-feira (16). A situação é de alerta novamente para a previsão de mais chuva nos dois estados com risco de grandes acumulados. 

 

A circulação de ventos sobre o Brasil continua transportando ar quente e úmido da região amazônica para os estados da Região Sul. A combinação desse fluxo constante de umidade com sistemas de baixa pressão atmosférica mantém as áreas de nuvens carregadas especialmente sobre o Paraná e Santa Catarina nos próximos dias. 

 

Sat_SUL_Tarde_16.01

   Imagem de satélite das 14 horas desta terça-feira mostra áreas de instabilidade se intensificando sobre o Paraná e Santa Catarina.   

 

Os meteorologistas da Climatempo alertam para o retorno da chuva forte e volumosa entre esta terça-feira e a sexta-feira (19) que vem. O tempo segue muito abafado e as temperaturas vão continuar elevadas mesmo com a chuva forte. 

Madrugadas quentes nas capitais da Região Sul do Brasil

 

Paraná e Santa Catarina terão várias pancadas de chuva nesta quarta-feira (17), com risco de chuva forte e volumosa. Há expectativa de bastante chuva para as áreas litorâneas e a Grande Curitiba

 

A chuva não vai acontecer o dia todo, ocorrem alguns períodos de trégua, mas a previsão indica volumes elevados no acumulado de cinco dias, que podem resultar em alagamentos e outras ocorrências. Locais como Florianópolis e Indaial poderão receber até 150 mm de chuva até o final da semana. 

 

No estado do Rio Grande do Sul também há previsão de fortes pancadas de chuva, mas que não deverão ser tão frequentes e volumosas como o esperado para o Paraná e Santa Catarina. 

 

SC_Florianópolis_chuva_TonSouza_14012018

Foto: Ton Souza. Florianópolis/SC no último domingo, dia 14 de janeiro de 2018.

 

Chuva intensa da última semana 

Florianópolis e outros diversos municípios do leste do estado de Santa Catarina sofreram com grandes acumulados de chuva na semana passada. A capital registrou 400mm de chuva em dois dias e meio. O balanço da Defesa Civil do estado de Santa Catarina é de que 24 cidades tiveram estragos em decorrência da chuva, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas, resultando em três mortes contabilizadas pelo órgão. 

 

Relembre: Litoral de Santa Catarina ainda tem risco de chuva

 

Municípios afetados: 

Lauro Muller, Imbituba, Florianópolis, Braço do Norte, São José, São João Batista, Biguaçu, São Francisco do Sul, Penha, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Bombinhas, Navegantes, Taió, Camboriú, Porto Belo, Governador Celso Ramos, Tijucas, Palhoça, Canoinhas, Joinville, Brusque, Porto Belo.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

25°
max

5mm / 80%

Curitiba - PR

16°
min

25°
max

0mm / 0%