Mais calor para o centro-norte e leste de MG e ES

17/01/2018 às 17:07
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba quando as pancadas de chuva voltam a ocorrer. Calor pode ser recorde em BH e em Vitória nos próximos dias.

Esta semana está sendo mais seca e mais quente para o Espírito Santo e para a maioria das áreas de Minas Gerais. A redução da disponibilidade de umidade no ar e o aumento do calor estão associados com a intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre a Região Sudeste do Brasil.

 

Este sistema de alta pressão é conhecido como ASAS - Alta (pressão) Subtropical do Atlântico Sul - e nos últimos dias ficou mais próximo das Regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Em toda região de alta pressão atmosférica ocorre naturalmente uma diminuição da umidade do ar. Com o ar mais seco, menos nuvens conseguem se formar e uma das consequências diretas é a diminuição da chuva.

 

Mais calor e menos chuva

Foi a maior influência da ASAS que reduziu a chuva no Espírito Santo e em todo o centro-norte e no leste de Minas Gerais. Até a sexta-feira, 19 de janeiro, esta situação não vai mudar. A ASAS atua forte e todo o Espírito Santo e praticamente todas as áreas de Minas Gerais vão ficar com poucas nuvens, muito sol e calor. A chance de chover é muito baixa. Veja como fica a previsão para MG e ES nos próximos dias.

Com o sol forte por muitas horas consecutivas, as temperaturas ficam bastante elevadas e podem atingir marcas 36°C e 39°C em vários locais do norte e do leste de mineiro e nas áreas mais quentes ao sul do Espírito Santo. As capitais Vitória e Belo Horizonte podem até registrar as mais altas temperaturas do ano até agora nos próximos dois dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o recorde de calor para este ano em Vitória é de 35,9°C, em 3 de janeiro, e para Belo Horizonte é de 30,8°C no dia 16 de janeiro.

 

 

Foto de Rogério da Mata, Presidente Kennedy (ES)

 

 

Quando volta a chover no ES e no norte de MG?

Muita gente vem imaginando que a ASAS vai atuar com força no Sudeste neste verão causado um bloqueio atmosférico intenso como ocorreu nos verões de 2014 e 2015. Mas isto não tem fundamento. A situação agora é completamente diferente.

Em verões normais, é comum termos alguns dias em que a ASAS atua com mais força sobre a Região Sudeste reduzindo a umidade e a chuva. É o que acontece agora.

No próximo fim de semana, a ASAS começa a perder força e várias áreas do Espírito Santo e do leste de Minas Gerais já terão pancadas de chuva. Ainda vai faltar chuva para o norte destes estados. Volta a chover inclusive em Vitória e em Belo Horizonte.

Mas as condições para chuva tendem a aumentar sobre o Espírito Santo, o centro-norte e o leste de Minas Gerais até o fim de janeiro. A expectativa é de que as áreas de instabilidade voltem a predominar na última semana de janeiro e no começo de fevereiro.

 

 

 

Estimativa de chuva para o Sudeste de 23 a 27 de janeiro de 2017

 

 

Estimativa de chuva para o Sudeste entre 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2018

 

O que é o sistema ASAS?

Este sistema de alta pressão atmosférica é conhecido como ASAS - Alta (pressão) Subtropical do Atlântico Sul é observado o ano todo em um nível médio da atmosfera, em torno de 5000 metros de altitude, com sua região central sobre oceano Atlântico Sul, entre o Brasil e a África. A ASAS é um dos grandes sistemas de alta pressão atmosférica da circulação geral da atmosfera do planeta. Este sistema não "some", não se "desfaz" como muitas pessoas pensam, ma apenas se movimenta ficando mais ou menos próximo do Brasil.

Sempre quando um sistema de alta pressão atmosférica está próximo de uma região ocorre naturalmente uma diminuição da umidade do ar. Com o ar mais seco, menos nuvens conseguem se formar e uma das consequências diretas é a diminuição da chuva.

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

17°
min

25°
max

10mm / 90%

Vitória - ES

21°
min

26°
max

15mm / 80%