Permanece o alerta de chuva volumosa em SC e PR

17/01/2018 às 15:46
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Acumulados já passaram de 100 mm no período de 24 horas

A chuva voltou a se intensificar sobre o leste do Paraná e de Santa Catarina como o esperado. Diversas cidades já registraram volumes de chuva perto ou acima de 100 mm no período de 24 horas. O alerta para mais chuva forte e volumosa permanece, com risco de alagamentos. 

 

Duas áreas de Baixa Pressão atmosférica se intensificam sobre a Região Sul e vão gerar mais nuvens carregadas durante esta quinta-feira (18). Um sistema atua entre o Paraguai e o norte da Argentina e outro sistema tende a ganhar força no mar ao largo do litoral do Paraná e de Santa Catarina. Além dos sistemas de baixa pressão, o Sul continua quente e com umidade alta, também contribuindo para o desenvolvimento das nuvens de tempestade.

 

Muitas áreas da Região Sul poderão ter pancadas de chuva a qualquer hora do dia. O Paraná e o Vale do Itajaí podem esperar por pancadas de chuva especialmente à tarde e à noite. Há risco de temporais nos três estados, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, com raios e rajadas de vento intensas, que poderão alcançar os 90 km/h. Também há chance de granizo

 

Foto: Vilmar Santos. Guaratuba/PR
 

Muita chuva 

Os meteorologistas alertam para chuva forte e volumosa sobre o litoral do Paraná, a Grande Curitiba, o Vale do Itajaí, o litoral de Santa Catarina e toda a Grande Florianópolis. Na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19),  grandes acumulados de chuva poderão gerar novos transtornos como alagamentos, enxurradas e até deslizamentos. A população deve ficar atentar e seguir as orientações da Defesa Civil da sua região. 

 

Acompanhe o alerta e os volumes estimados para o Sul do Brasil nos próximos dias: 

 

 

A chuva caiu muito forte no leste de Santa Catarina e do Paraná na tarde e noite de terça-feira (16). A instabilidade até enfraqueceu na manhã desta quarta-feira (17), mas a previsão ainda de muita chuva nas próximas 48 horas. 

 

Confira um balanço dos maiores acumulados de chuva no leste de Santa Catarina e do Paraná entre às 15 horas de terça e às 15 horas desta quarta-feira. As informações são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Natuais (CEMADEN): 

 

tabela_post_ok

 

  

Veja no Agroclima: Chuva dá trégua e favorece colheita da soja no CO 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

15°
min

22°
max

5mm / 90%

Curitiba - PR

13°
min

23°
max

5mm / 67%