Centro-Oeste e parte do Sudeste continuam muito quentes

19/01/2018 às 22:11
por Josélia Pegorim

Atualizado 20/01/2018 às 12:50

Oferecimento
Tarde de 19 de janeiro foi a mais quente do ano em Belo Horizonte e em Brasília. Calor chegou aos 39°C no RJ e no ES.

Com a diminuição da nebulosidade e da chuva, o calor aumentou esta semana em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e várias capitais estão registrando as mais altas temperaturas para 2018 até agora. A tarde de 19 de janeiro foi a mais quente do ano nas capitais de Minas Gerais, de Goiás e do Distrito Federal.

 

Em Belo Horizonte, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 32,2°C. O recorde anterior era 31,9°C em 18 de janeiro. Em Goiânia, a máxima foi de 34,0°C,  superando o recorde anterior de 33,5°C registrado no dia 18 de Janeiro. Houve um acréscimo na leitura da temperatura máxima às 22 horas de 19/1/18, hora de Brasília. O valor aferido às 16 horas do dia 19 foi de 33,8°C. Já em Brasília, o recorde de calor para 2018 foi batido com a temperatura máxima de 28,9°C. O recorde anterior era 28,6°C em 3 de janeiro.

 

Atenção: Todas estas temperaturas poderão ter um acréscimo na nova leitura dos termômetros que será feita às 22 horas (Brasília).

A Climatempo adota como critério para recordes nas capitais brasileiras, as temperaturas extremas registradas nas estações meteorológicas chamadas de "convencional" , pois são as estações mais antigas do que as automáticas e possibilitam um período de tempo muito maior de comparação de dados para averiguação de recordes.

 

 

Calorão no ES e no RJ

Espírito Santo, Rio De Janeiro, Minas Gerais e Bahia ficaram mais quentes do que estados do Nordeste e do Norte do Brasil na sexta-feira. Mas os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo foram os mais quentes do país novamente e entre as capitais, a cidade do Rio de Janeiro teve a maior temperatura. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a máxima no Rio foi de 39,4°C, até às 16 horas. Em Alegre, no sul capixaba, a temperatura chegou aos 39,3°C! Em Vitória, a máxima foi de 35,0°C, às 16 horas, perto do recorde para este ano que é de 35,9°C, em 3 de janeiro.

 

Possibilidade de novos recordes de calor

No fim de semana, o calor ainda será grande em muitas áreas do Sudeste e tende a aumentar especialmente no Centro-Oeste do Brasil. As quatro capitais do Centro-Oeste poderão ter novos recordes de calor no fim de semana, no sábado e-ou no domingo.

Já no Sudeste, com o aumento da nebulosidade e das condições para chuva, as temperaturas tendem a baixar alguns graus, mas a sensação de calor ainda será geral. Esta tendência de queda é para São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais. O Espírito Santo e áreas do norte e leste de Minas Gerais ainda poderão registrar calor de quase 40°C no fim de semana.

 

Chuva já tem data para voltar para o norte de MG e ES

 

 

Foto de Wilan Nascimento, Brasília (DF)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%