Grande Rio pode ter mais temporais até o fim da semana

22/01/2018 às 19:59
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Cidade do Rio tem mais de 2 mil raios em 1 hora no começo da noite da segunda-feira, 22. Calorão continua no RJ.

Nuvens muito carregadas se espalharam sobre o Grande Rio no fim da tarde da segunda-feira, 22 de janeiro, provocando chuva muito forte e grande quantidade de raios. Pela medição da rede Earth Networks entre 18 horas e 19 horas foram 2212 raios apenas sobre a cidade do Rio De Janeiro. No período entre 17h50 e 18h50, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 74,2 mm sobre a região de Padre Miguel e 45,0 mm em Mesquita.

 

A chuvarada caiu concentrada em algumas áreas do Rio de Janeiro. A zona norte da cidade foi a que mais sofreu com o temporal e o Alerta-Rio/Prefeitura do Rio de Janeiro registrou 90,2 mm em 4 horas de chuva, no período de 15h15 e 19h15, sendo que 55,0 mm caíram em apenas 1 hora, entre 18h15 e 19h25. Várias ruas ficaram alagadas nesta parte da cidade. Até às 19h15, bairros da zona sul carioca não haviam registrado chuva.

 

As áreas de instabilidade tendem a enfraquecer nas próximas horas e não devem se espalhar por toda cidade do Rio e nem por todo o Grande Rio.

 

As manchas vermelhas representam nuvens com alto potencial para tempestade.

 

Risco de mais temporais

Calor e umidade no ar elevada são os principais responsáveis para a formação das grandes nuvens que provocam temporais e várias delas voltam a se formar sobre o Grande Rio nos próximos dias. Até o próximo fim de semana podem ocorrer outros eventos de tempestade em vários locais do Grande Rio e do estado do Rio de Janeiro de forma geral.

Para esta terça-feira, a previsão é mais um dia muito quente no Grande Rio, em todo o estado do Rio de Janeiro, com pancadas de chuva e raios à tarde e à noite. Pode chover forte na capital e o no Grande Rio novamente, mas não necessariamente nas mesmas regiões que tiveram chuva forte nesta segunda-feira.

 

Frente fria

O risco de temporais aumenta especialmente da tarde de quarta-feira, 24 de janeiro, em diante quando uma nova frente fria estará se aproximando do litoral do Rio de Janeiro. O calor na quarta-feira deve beirar os 40°C novamente, como ocorreu na semana passada.

Por causa da passagem desta frente fria, o estado do Rio de Janeiro fica sujeito a tempestade em todos os dias entre a quarta-feira, 24 e o domingo, 28 de janeiro.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%