Maceió registra maior chuva em 24h para janeiro desde 2012

23/01/2018 às 13:36
por Josélia Pegorim

Atualizado 23/01/2018 às 18:55

Oferecimento
Chuva de 1 mês caiu em 24 horas. Condições para chuva aumentam sobre o Nordeste nos próximos dias.

A chuva forte que caiu sobre Maceió na madrugada e manhã desta terça-feira, 23 de janeiro, deixou alagamentos em vários bairros. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 89,0 mm acumulados entre 10 horas do dia 22 e 10 horas do dia 23 de janeiro, mas a chuva caiu toda depois da meia-noite desta terça-feira.

 

O volume de chuva que caiu sobre Maceió é fora do comum para esta época do ano, pois janeiro é um mês de pouca chuva. O período mais chuvoso do ano, é entre abril e julho, meses em que é comum ocorrerem chuvas volumosas. Pelos registros históricos do INMET, o total de 89,0 mm foi o mais elevado para 24 horas em janeiro em 6 anos, desde janeiro de 2012. Entre os dias 19 e 20 de janeiro de 2012 choveu 90,4 mm.

Maceió recebeu em menos de 24 horas a chuva normal para todo o mês de janeiro. A média de chuva para janeiro fica em torno dos 80 mm.

 

O que provocou a chuva intensa?

A chuvarada em Maceió foi provocada por nuvens carregadas que se desenvolveram sobre o mar, entre o litoral de Alagoas e de Pernambuco, mas que aos poucos avançaram em direção ao continente. Além de muita chuva, estas nuvens também provocaram raios nesta região do Nordeste.

 

 

Maceió_temporal - 23-1-18_anima

 

 

Além do litoral de Alagoas, as nuvens carregadas também provocaram pancadas de chuva também pelo litoral de Pernambuco, incluindo a região metropolitana de Recife, mas a chuva por lá não foi intensa como na região de Maceió.

Desde a segunda-feira, 22 de janeiro, uma mudança na circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera, em torno de 10 mil metros de altitude, vem estimulando a formação de aglomerados de nuvens carregadas em vários locais do Nordeste.

 

Temporais no Piauí

O Piauí também começou a semana com chuvas volumosas. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia, entre 10 horas do dia 22 e 10 horas do dia 23 de janeiro, hora de Brasília, choveu 82,8 mm em Esperantina, no norte do Piauí. Mais da metade da chuva, 56,4 mm, caiu em 1 hora no fim da tarde do dia 22. Em Teresina, capital do Piauí, uma forte pancada na noite do dia 22 causou 25 mm de chuva

 

Chuva aumenta no Nordeste

A mudança na circulação dos ventos em níveis elevados da atmosfera que começou a ocorrer sobre o Nordeste neste início de semana favorece o aumento da umidade sobre a Região, o que facilita a formação das nuvens de chuva. No decorrer desta semana, o litoral e o interior do Nordeste terá pancadas de chuva e algumas podem até ser fortes. Porém, a chuva vai se concentrar em pequenas áreas. Não é uma situação de chuva prolongada e persistente.

Para Maceió, e para a maioria das áreas de Alagoas, ainda há previsão de pancadas de chuva até a quinta-feira, mas que não vão ser suficientes para elevar o nível dos reservatórios para abastecimento de água.

 

Bahia

O sul e o leste da Bahia serão as áreas menos beneficiadas com chuva esta semana. No oeste do estado, as pancadas de chuva devem recomeçar só durante a próxima quinta-feira, 25 de janeiro.

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

32°
max

30mm / 90%

Recife - PE

25°
min

30°
max

20mm / 90%