Calor diminui em SP nesta sexta

25/01/2018 às 16:14
por Josélia Pegorim

Atualizado 26/01/2018 às 08:30

Oferecimento
Os ventos frescos da massa de ar polar serão sentidos em todo o estado de São Paulo.

A passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo causou uma grande mudança na direção dos ventos que vai provocar alteração na chuva e na temperatura de todo o estado nesta sexta-feira, 26 de janeiro. São ventos frios e úmidos gerados por uma massa de ar polar que se espalha pelo litoral da Região Sul do Brasil e de São Paulo.

 

Na maior parte desta semana, o vento predominante sobre São Paulo foi do quadrante norte, trazendo um ar muito quente para o estado. Com a passagem desta frente fria, o vento predominante nesta sexta-feira e também no sábado, 27, será marítimo e fresco, por causa da massa de ar polar que chegou ao litoral paulista. Essa mudança na direção do vento vai refrescar especialmente a noite.

 

Menos calor na Grande SP

Os ventos frescos da massa de ar polar serão sentidos com maior ou menor intensidade em todo o estado de São Paulo. São ventos marítimos, da direção sudeste, e que alguns locais podem soprar com rajadas em torno dos 50 km/h. Como são ventos de origem polar, o ar vai refrescar um pouco em todas as regiões do estado.

A maioria das áreas do interior terá uma queda suave da temperatura em relação aos últimos dias. A sensação de abafamento ainda vai predominar. Na Grande São Paulo, no litoral, nos vales do Paraíba e do Ribeira, a queda da temperatura será mais acentuada e a sensação de frescor será maior. É que além dos ventos frescos, teremos muita nebulosidade e chuva frequente no decorrer do dia. Na cidade de São Paulo, a temperatura máxima da sexta-feira será a menor da semana.

 

 

SP_SãoPaulo_PeterGatzBirle_09092016_nuvens_nublado

Foto por Peter Gatz Birle, São Paulo(SP)

 

Mais chuva no litoral

Os ventos marítimos sopram persistentes sobre São Paulo e injetam grande dose de umidade no leste do estado nesta sexta-feira. Por isso, a Grande São Paulo, o litoral, o Vale do Paraíba e o Vale do Ribeira passam a sexta-feira com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora. A chuva pode ser moderada na Grande São Paulo em alguns momentos. Pode ocorrer chuva volumosa em áreas do litoral norte e do Vale do Paraíba causando transtornos para a população. Chuvas moderadas também podem ocorrer na Baixada Santista.

 

Sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite é o que ocorre nesta sexta-feira e no fim de semana em praticamente todo o interior do estado de São Paulo. Por causa do calor e da proximidade com a frente fria no mar, não se pode descartar o risco de chuva forte, mas que não ocorre de forma generalizada.

 

Fim de semana

As pancadas de chuva com raios continuam no fim de semana sobre a maioria das áeras do esatdo. No sábado, o tempo continua instável na faixa leste do estado. Assim, toda a Grande São Paulo, o litoral, o Vale do Paraíba e o Vale do Ribeira ainda terão muitas nuvens o dia todo e chuva a qualquer hora. Nas demais regiões, o dia será típico de verão com sol forte, calor e pancadas de chuva e raios a partir da tarde. A tendência já é de elevação de temperatura em relação à sexta-feira

 

No domingo, todo o estado de São Paulo fica mais quente. O sol aparece com força e as temperaturas sobem rápido na maioria das regiões paulistas. A partir da tarde, o tempo abafado ajuda a formar nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Pode chover já no período da manhã no oeste do estado, por causa de áreas de instabilidade vindas do Centro-Oeste.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%