Volta chover nas áreas secas do ES, de MG e do RJ

26/01/2018 às 18:28
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Áreas de instabilidade se espalham com força sobre o Sudeste no começo de fevereiro

Depois de vários dias de calorão e secura, volta a chover no Espírito Santo. Na capital, Vitória, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a última chuva ocorreu entre os dias 10 e 11 de janeiro. O total de chuva no mês era de quase 58 mm até 15 horas do dia 26, o que representa só metade da média normal de chuva para este mês. A chuva foi volumosa em dezembro e a capital capixaba recebeu cerca de 230 mm de chuva.

 

Sem a chuva para regular a temperatura, janeiro tem sido muito quente no Espírito Santo e no norte e no leste de Minas Gerais. No dia 25, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, as cidades mais quentes no Brasil foram Alfredo Chaves e Alegre, as duas no Espírito Santo. Na tarde do dia 26, até às 17 horas, Alegre tinha a segunda maior temperatura no país com a marca de 37,8°C. A primeira era Itaobim, em Minas Gerais, com 37,9°C.

 

Chuva à vista

A passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio De Janeiro e outras mudanças na circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera vão favorecer o aumento da umidade do ar sobre o Espírito Santo e também sobre as áreas ao norte e leste de Minas Gerais, que também estão tendo um janeiro muito quente e seco até agora. A mudança no tempo começa no último fim de semana de janeiro.

Pancadas de chuva estão previstas para o fim de semana, já a partir deste sábado, para todas as regiões do Espírito Santo e para as regiões mineiras do Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha e para o Noroeste de Minas Gerais. O Norte do estado do Rio de Janeiro é outra região no Sudeste do Brasil que tem estado muito quente e seca e também será beneficiada com chuva nos próximos dias.

As pancadas de chuva do fim de semana devem ocorrer à tarde ou à noite, mas ainda não serão generalizadas. Pode até chover com moderada a forte intensidade, mas em pequenas áreas. Confira a previsão para a Região Sudeste para os próximos dias.

 

Fevereiro começa com muita chuva

A chuva do último fim de semana de janeiro de 2018 marcamo início de uma mudança mais ampla na circulação dos ventos sobre o Brasil, que vai favorecer a formação e permanência de grandes áreas de instabilidade sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo na primeira semana de fevereiro. A intensificação das áreas de instabilidade deve começar entre os dias 29 e 30 de janeiro. Os primeiros 5 dias de fevereiro devem ser marcados por chuva frequente e vários eventos de temporais. O período entre os dias 6 e 11 de fevereiro também terá chuva, mas não tão generalizada.

 

Belo Horizonte/Zona da Mata Mineira

As simulações computacionais de chuva para os primeiros dias de fevereiro de 2018 indicam há vários dias volumes muito elevados para a região da Grande Belo Horizonte e da Zona da Mata Mineira. A população deve ficar atenta e se preparar para dias com chuva frequente e problemas causados pelos temporais a partir do dia 30 de janeiro.

 

Os mapas mostram a estimativa de chuva para o período de 27 a 31 de janeiro e para o período de 1 a 5 de fevereiro de 2018. As manchas verdes representam volumes de 100 mm ou mais acumulados no período de 5 dias.

 

 

Chuva estimada para a Região Sudeste de 27 a 31 de janeiro de 2018

 

 

Chuva estimada para a Região Sudeste de 1 a 5 de fevereiro de 2018

 

 

Foto de Jean Pierre Mésidor, Vitória (ES)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%

Belo Horizonte - MG

18°
min

32°
max

0mm / 0%