Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de chuva forte no RJ

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Lilian Roque, Cantagalo (RJ)

5 min de leitura

Oferecido por

Esta semana é de muita atenção para chuva no estado do Rio De Janeiro. Todas as regiões do estado podem ter chuva forte e volumosa em vários dias. A chuva pode ocorrer forte em pouco tempo ou de forma moderada e prolongada por várias horas.

A situação é preocupante especialmente na região do Grande Rio, na Região serrana e na Costa Ver, onde já choveu muito este mês e tiveram chuva muito volumosa no fim da semana passada (acumulados da ordem de 100 e 200 mm), que deixou o solo encharcado. O risco de deslizamento nas encostas é grande esta semana por causa do grande volume de chuva esperado.

 

Por que a chuva aumenta?

Os motivos para o aumento da chuva sobre o estado do Rio de Janeiro são a presença das áreas de instabilidade da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - que se organizou novamente sobre o Brasil, e vai atuar durante toda a semana, e a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o mar, ao largo do litoral fluminense. A baixa pressão no mar reforça as áreas de instabilidade que crescem no continente.

 

Semana de chuva

Até pelo menos o próximo sábado, 3 de fevereiro, todo o estado do Rio de Janeiro fica sujeito a chuva forte e volumosa. Os maiores volumes de chuva devem ser observados durante o dia 30 de janeiro até a madrugada do dia 31 e depois novamente no fim de semana de 3 e 4 de fevereiro. Há previsão de chuva para todo o estado nos demais dias da semana, mas de forma geral, a chuva cai com até moderada intensidade. O Norte/Noroeste fluminense pode ter chuvas fortes.

A semana é com temperatura amena por causa do excesso de nebulosidade e de chuva. Para a cidade do Rio, a previsão é de que o termômetro não supere os 30°C até sábado.

 

Terça com muita chuva

Todo o estado do Rio de Janeiro fica com tempo instável nesta terça-feira, 30 de janeiro, com risco de chuva a qualquer hora. A previsão é de um dia com predomínio de céu nublado e chuva, incluindo o Grande Rio. Há risco de raios em todas as regiões fluminenses e de chuva forte e volumosa. Com o tempo chuvoso, a temperatura não sobe muito.

A chuva desta terça-feira deve se prolongar por várias horas consecutivas.

 

Chuva acima da média na cidade do Rio

A maioria das áreas da cidade do Rio de Janeiro já acumulou um volume de chuva acima do normal para janeiro. No período de 1 a 29 de janeiro de 2018, faltando dois dias para o fim do mês, a chuva de janeiro superava a média na maior parte da cidade. Pela medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, dos 29 locais de monitoramento pluviométrico espalhados pela cidade, a chuva superava a média em 21 pontos. Em 19 locais, das 29 estações do Alerta Rio, 19 já acumulavam mais de 200 mm em janeiro. O maior acumulado, em torno de 300 mm, foi em Bangu e o menor em Copacabana, com aproximadamente 86 mm acumulados.

 

 

Chuva acumulada no Rio de Janeiro de 1 a 29 de janeiro de 2018

(Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro)

 

 

Foto de Lilian Roque, Cantagalo (RJ)

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias