Dias de pouca chuva para o Sul do Brasil

31/01/2018 às 16:17
por Josélia Pegorim

Atualizado 31/01/2018 às 16:18

Oferecimento
Região é privilegiada para apreciar a blue moon. Noites ficam frescas nos próximos dias.

O Sul do Brasil vem secando desde o início da semana e vai continuar praticamente sem chuva por mais alguns dias. O acúmulo de umidade ocorre só nas áreas próximas ao mar, mas pelo interior dos estados, a tendência é de diminuição do nível de umidade no ar.

 

 

O litoral, a região da Grande Curitiba e o Vale do Itajaí (SC) permanecem com muitas nuvens nos próximos dias, mas quase sem chuva. Nesta quinta-feira, pode chuviscar ou chover fraco nas praias do Paraná e de Santa Catarina. Mas é o sol e o céu azul, com poucas nuvens que vão predominar sobre a Região Sul nos próximos dias?

 

Por que o tempo secou?

A diminuição da nebulosidade e da chuva está associada com o ar frio de origem polar que entrou no Sul do Brasil. Os níveis de umidade tendem a baixar ainda mais nos próximos dias, o que vai dificultar a formação de grandes nuvens. Assim, os estados do Sul ficam livres de temporais por alguns dias.

 

O ar frio de origem polar que já influencia a Região Sul será reforçado no fim de semana com a passagem de outra frente fria pelo litoral. Esta frente fria não vai conseguir nuvens de chuva forte pelo Sul do país, mas o ar polar que vem com ela vai entrar na região.

 

Temperatura amena

A presença do ar polar deixa as noites e o amanhecer frescos no Sul, mas as tardes seguem quentes, porém sem calor exagerado. As cidades serranas podem ter temperaturas em torno dos 10°C. Em Curitiba, capital do Paraná, é possível que a madrugadas do próximo fim de semana sejam as mais frias do ano até agora. Por enquanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura em Curitiba até agora foi de 14,4°C, no dia 4 de janeiro.

 

Blue moon

A Lua cheia de 31 de janeiro de 2018 é uma blue moon porque é a segunda lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário. A primeira Lua cheia de janeiro de 2018 ocorreu no dia 2. Esta definição vem de astrônomos amadores, não sendo científica nem reconhecida pela Astronomia. Porém, Lua cheia é sempre linda e o Sul do Brasil será dos poucos lugares no país que vai poder apreciar, justamente por causa da falta da nebulosidade.

 

 

Quando volta a chover?

A partir da próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, as condições para chuva voltam a aumentar sobre o Sul do Brasil, com a entrada de ar quente e úmido e a aproximação de uma frente fria.

 

 

Foto de Rita Jacks, Balneário do Cassino (RS)

NOTÍCIAS DOS USUÁRIOS

por Allison Pires dos Santos
06/11/21 às 08:09

chuvarada

tarde de muita chuva e alagamentos em slz

por Rafael Oliveira
06/03/21 às 07:36

Frio em Curitiba!

Noite de frio em Curitiba!
Tarde com sol

por Santos Albuquerque
06/03/21 às 02:18

Tarde com sol

Calor na Capital
ENVIE SUA FOTO OU NOTÍCIA

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR


min

18°
max

0mm / 0%