Muita chuva sobre Minas Gerais

05/02/2018 às 15:35
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Nível do Rio Doce, em Governador Valadares, atinge cota de alerta.

O estado de Minas Gerais foi o que mais recebeu chuva em todo o Brasil nos últimos dias. Esse aumento da precipitação já era esperado e previsto pela meteorologia, com a forte atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em Minas Gerais desde o início de fevereiro. Vários municípios ultrapassaram o volume de 200 mm de chuva no período de cinco dias, mas grande parte deste acumulado ocorreu só durante o fim de semana.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Itamarandiba, o volume de chuva atingiu 145,6 mm no período de 24 horas (entre às 10 horas do domingo e às 10 horas desta segunda-feira). Esse volume corresponde a quase o dobro da média histórica de chuva para fevereiro, que é de 88 mm. O total de chuva em cinco dias está em 187,4 mm. 

 

Nível do Rio Doce atinge cota de alerta 

Em Governador Valadares, o total acumulado desde o dia primeiro de fevereiro chegou a 169 mm. O reflexo de tanta chuva foi sentido no nível do Rio Doce, que subiu na região e atingiu a cota de alerta para transbordamento nesta segunda-feira (5), de acordo com o Serviço Geológico do Brasil. A previsão do órgão é de que o nível do Rio Doce comece a baixar já no decorrer da tarde desta segunda-feira. 

 

Bacia do Rio Doce 5-2-18

 

Outros municípios do norte e centro-leste de Minas Gerais também tiveram muita chuva nos últimos cinco dias, com acumulados que superaram 200 mm pelo INMET. Destaque para Januária com 273 mm, Montes Claros com 243 mm, Janaúba com 214 mm, Sete Lagoas com 213 mm e Salinas com 209 mm

 

A capital Belo Horizonte acumula desde o dia primeiro de fevereiro 109,6 mm na estação convencional, o correspondente a 43% da média histórica de fevereiro, que é de 206 mm pelo INMET.  

 

"A chuva sobre cidades do norte mineiro foi muito volumosa e claro, ameniza a situação da seca na região, mas ainda não resolve completamente o problema da estiagem", afirma a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

Foto: Lilian. Governador Valadares/MG.

 

Como fica a chuva nos próximos dias? 

Grandes áreas de instabilidade continuam ativas sobre Minas Gerais nesta terça-feira (6) e ainda há previsão de chuva várias vezes ao dia. Há risco de chuva forte e volumosa mais uma vez para o norte mineiro, Vales do Rio Doce e Jequitinhonha e a Zona da Mata. No Triângulo Mineiro e no sul de Minas Gerais, a tendência também é do aumento da chuva. 

 

A partir de quinta-feira (8), a chuva começa a diminuir. Ainda vão ocorrer pancadas de chuva, porém em menor volume. A tendência para o feriado prolongado do Carnaval será de pouca chuva sobre Minas Gerais, com dias de muito sol e temperaturas elevadas. 

 

  

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

17°
min

25°
max

10mm / 90%