Voltou a chover no centro-oeste paulista

10/02/2018 às 08:51
por Alexandre Nascimento

Oferecimento
Depois de duas semanas a chuva voltou com força ao centro-oeste de São Paulo

Um sistema de alta pressão ganhou força no finalzinho de janeiro e até ontem (dia 09/02) inibiu a formação de nuvens carregadas sobre o centro-oeste paulista. Observe no mapa abaixo que quase não choveu na região neste mês.

acumuladomensal_se

Mas neste fim de semana de carnaval o tempo já começou a mudar. As áreas de instabilidade aumentaram sobre a região e sobre o Paraná, estimuladas pelo deslocamento de uma frente fria que ainda está no mar, perto do Rio Grande do Sul, mas que organizou o corredor de umidade da Amazônia, passando pelos estados do Centro-Oeste e pelo interior de São Paulo e do Paraná. 

A imagem de satélite e a imagem do radar do IPMET mostra claramente a mudança de padrão, com bastante chuva sendo observada sobre a região.

Sem título

 

E o restante do carnaval?

Nos próximos dias, as áreas de instabilidade ficarão concentradas sobre essas áreas. Teremos muita nebulosidade e muitas pancadas de chuva. Até o dia 14 as áreas de instabilidade ficam quase que paradas e devem ocorrer mais pancadas de chuva nessas áreas, mas depois elas avançam para Minas Gerais. Os modelos indicam de 50 a 100 milímetros nos próximos dias.

chuvap1_se

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%