Oferecido por
Um sistema de alta pressão ganhou força no finalzinho de janeiro e até ontem (dia 09/02) inibiu a formação de nuvens carregadas sobre o centro-oeste paulista. Observe no mapa abaixo que quase não choveu na região neste mês.
Mas neste fim de semana de carnaval o tempo já começou a mudar. As áreas de instabilidade aumentaram sobre a região e sobre o Paraná, estimuladas pelo deslocamento de uma frente fria que ainda está no mar, perto do Rio Grande do Sul, mas que organizou o corredor de umidade da Amazônia, passando pelos estados do Centro-Oeste e pelo interior de São Paulo e do Paraná.
A imagem de satélite e a imagem do radar do IPMET mostra claramente a mudança de padrão, com bastante chuva sendo observada sobre a região.
E o restante do carnaval?
Nos próximos dias, as áreas de instabilidade ficarão concentradas sobre essas áreas. Teremos muita nebulosidade e muitas pancadas de chuva. Até o dia 14 as áreas de instabilidade ficam quase que paradas e devem ocorrer mais pancadas de chuva nessas áreas, mas depois elas avançam para Minas Gerais. Os modelos indicam de 50 a 100 milímetros nos próximos dias.