Oferecido por
Nesta segunda-feira (12), a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil deixa o céu bastante carregado. A chuva acontece o dia todo na serra gaúcha e catarinense, todo o centro-leste de Santa Catarina e a maior parte do Paraná. De acordo com os meteorologistas da Climatempo o alerta para temporais com raios e ventos fortes no Vale do Itajaí, litoral norte de Santa Catarina, litoral do Paraná e a Grande Curitiba. Não chove no oeste e sul gaúcho.
Mar agitado
Ventos persistentes sobre o oceano sopram constantes sobre a costa do Rio Grande do Sul e provoca agitação marítima. Há uma pequena possibilidade de ressaca em algumas praias da Região.
Amanhã (13), feriado de Carnaval, a frente fria se afasta, mas ainda deixa muitas áreas de instabilidade bloqueadas sobre a maior parte da Região. O fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica também colabora para o crescimento de nuvens entre o nordeste e leste de Santa Catarina e o Paraná. A Climatempo alerta para o risco de chuva forte, persistente e volumosa, acompanhada de descargas elétricas e ventania na Grande Curitiba, todo litoral parananense, nordeste e leste de Santa Catarina e o Vale do Itajaí. Nestas áreas, a chuva pode causar alagamentos.
Em Florianópolis, a terça-feira de Carnaval, será instável com chuva moderada.
Foto: Felipe Latchuk - Curitiba - PR
Entrada de ar polar
O avanço de uma massa de ar polar irá provocar a queda da temperatura nessas próximas duas madrugadas no Rio Grande do Sul, onde as mínimas poderão ficar abaixo dos 18°C entre as madrugadas de terça e quarta-feira. É um fato que chama muito a atenção dos meteorologistas, uma vez que ocorrerão temperaturas de outono em pleno verão.
A terça-feira pode começar com névoa no interior gaúcho e no oeste catarinense, mas depois o sol aparece e o tempo permanecerá aberto sem previsão de chuva. Essa massa de ar polar deverá ter atuação também no Paraná, o que ajuda a dar uma refrescada.
Leia também: Produção de grão no Brasil é a segunda maior da história