Carnaval pode terminar em temporal no Rio de Janeiro

12/02/2018 às 13:37
por Josélia Pegorim

Atualizado 12/02/2018 às 16:01

Oferecimento
Frente fria chega ao litoral fluminense e aumenta as condições para chuva.

Grandes mudanças no tempo ocorrem no estado do Rio De Janeiro nas próximas 48 horas e o carnaval de 2018 que começou em sol forte deve terminar em temporal. As condições para chuva aumentam muito por causa da chegada de uma frente fria ao litoral fluminense. O impacto do muito quente que está sobre o estado do Rio de Janeiro com o ar frio de origem polar que vem com a frente fria vai colaborar para a formação de nuvens carregadas.

 

No domingo, 11, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a região do estado do Rio de Janeiro foi a mais quente no país. A maior temperatura no Brasil no dia 11 de fevereiro de 2018 foi de 37,1°C, em Seropédica.

Nesta segunda-feira, o calorão persiste na cidade do Rio e em todo o estado do Rio de Janeiro. Por volta do meio-dia, a temperatura no aeroporto Jacarepaguá, na zona oeste carioca, e no aeroporto Santos Dumont, na zona sul, era de 36°C. Nos dois locais, a umidade relativa do ar estava em torno de 45%, que pode ser considerado um pouco abaixo do normal, mesmo assim, o índice de calor alterado pela umidade do ar era de 41°C. 

Por volta de 15 horas, o termômetro indicava 38°C no aeroporto Santos Dumont e a sensação de calor chegava a 43°C. No aeroporto de Jacarepaguá, onde a umidade estava um pouco mais alta, a sensação de calor chegava a 47°C neste mesmo horário, com temperatura local de 36°C.

A tarde da segunda-feira de carnaval pode ser uma das mais quentes do ano até agora. O calor vai baixar mesmo só na quarta-feira. Veja como fica a temperatura na cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias

 

Chuva forte à vista

O sol e o calor deixam a maioria das pessoas mais animadas, mas os meteorologistas se preocupam é com a chuva que está chegando. As condições para pancadas de chuva fortes já são altas na tarde e noite da segunda-feira de carnaval no Grande Rio e no centro-sul fluminense, que inclui as cidades serranas e região de Paraty/Angra dos Reis. Porém, o risco de temporais é ainda maior na terça-feira de carnaval e na quarta-feira de cinzas.

 

Com a chegada da nova frente fria na terça-feira, 13, e o calor intenso que se observa sobre o estado do Rio de Janeiro, nuvens carregadas devem crescer em todas as regiões fluminense provocando pancadas de chuva com raios e eventualmente ventos fortes especialmente durante a tarde e à noite. Porém, a chuva pode começar pela manhã em várias áreas no Grande Rio e no centro-sul fluminense. De qualquer forma, a maior preocupação com temporais é para a tarde e noite da terça-feira. Há potencial para alagamentos. Além do Grande Rio e da Costa Verde, pode chover forte também nas cidades serranas, na região do Lagos.

 

 

Foto de Bárbara Campos, RJ (RJ)

 

Mais chuva na quarta-feira de cinza

A presença da frente fria no litoral fluminense durante a quarta-feira de cinzas, e a circulação de ventos fazendo a umidade aumentar, as condições para chuva são ainda maiores em todo o estado do Rio de Janeiro. A chuva deve ser mais persistente e volumosa na Costa Verde, no Grande Rio e na Região Serrana, com potencial para alagamentos.

A quarta-feira será um dia fresco com a chuva e a grande quantidade de nuvens. Veja a previsão de temperatura para a cidade do Rio de Janeiro.

As condições para chuva são altas sobre o estado do Rio de Janeiro pelo menos até o próximo sábado, 17 de fevereiro. Confira a previsão para cinco dias.

 

Desfiles na Sapucaí

O risco de chuva e de ventos moderados a fortes e de raios já é alto para a noite desta segunda-feira na cidade do Rio e a chuva pode cair também durante os desfiles na Marquês de Sapucaí. Porém, o risco de chuva é menor na madrugada da terça-feira, 13 de fevereiro.

 

Apuração

Na quarta-feira, 14 de fevereiro, será a apuração dos votos para saber quem será a escola campeã do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro em 2018. A previsão é de que o tempo fique muito instável, com alto risco de chuva em todos os períodos do dia. Há risco de chuva forte.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%