Chuva forte entre SP, MG e RJ

13/02/2018 às 22:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor continua intenso no ES e no norte de MG

Nuvens bastante carregadas crescem na região da divisa entre os estados de Minas Gerais, Rio De Janeiro e São Paulo e provocam fortes pancadas de chuva nesta quarta-feira. A mudança no tempo começou na terça-feira de carnaval com a passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A temperatura caiu muito na cidade de São Paulo e a chuva foi volumosa no litoral paulista. Fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer no Sul de Minas e a chuva começou a se espalhar pelo Rio de Janeiro.

 

Nas próximas 48 horas, uma mudança na circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera força a concentração de umidade na divisa entre São Paulo, Minas Gerais em Rio de Janeiro, o que facilita a formação das áreas de instabilidade. Mesmo com períodos de sol, fortes pancadas de chuva são esperadas para quarta e quinta-feira, 15 de fevereiro, em áreas como a região de Franca, de Ribeirão Preto e de Mococa, no norte de São Paulo, o Triângulo Mineiro, Sul de Minas e a região do Vale do Paraíba entre São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Litoral norte de SP e centro-sul do RJ

Há uma preocupação especial com chuva bastante volumosa, com potencial para deslizamento de encostas e alagamentos no litoral norte de São Paulo e sobre o centro-sul do Rio de Janeiro. Grandes volumes de água poderão ser acumulados em áreas como Ubatuba, Angra dos Reis/Paraty e especialmente sobre o Grande Rio e a Região Serrana Fluminense. Saiba mais informações sobre a chuva no Grande Rio.

 

Centro-norte de MG e ES

O norte de Minas Gerais e o Espírito Santo ficaram entre os locais mais quentes do país na terça-feira de carnaval. A temperatura em Coronel Pacheco (MG) chegou aos 37,3°C e em Alfredo Chaves (ES), aos 36,8°C. A medição foi o Instituto Nacional de Meteorologia.

O sol forte, o calor e o tempo seco predominam nestas áreas nesta quarta-feira. Há previsão de poucas pancadas de chuva para o litoral do Espírito Santo e para a região da Grande Belo Horizonte. As condições para chuva tendem a aumentar a partir da tarde da quinta-feira, 15 de fevereiro. A Alta Subtropical do Atlântico Sul enfraquece no fim desta semana.

Confira a previsão para a Região Sudeste.

 

Capitais

Para a Grande São Paulo, a previsão é de uma quarta-feira com predomínio de céu nublado e chuva fraca. A temperatura segue amena e não deve ultrapassar dos 24°C. A tendência é de períodos com sol e elevação de temperatura na quinta-feira.

 

Na cidade do Rio de Janeiro, a chuva desta quarta e de quinta-feira poderá causar transtornos para a população. A temperatura fica amena para esta época do ano.

Vitória segue a semana com sol e calor, mas com chance de rápidas pancadas de chuva, fracas a moderadas e com curta duração. A chance de raios é baixa.

Para a Grande Belo Horizonte, a previsão ainda é de poucas pancadas de chuva para o restante da semana. Se a chuva ocorrer será em pequenas áreas da região. O sol aparece forte por várias horas e continua quente.

 

 

 

 

Foto de João Paulo, Bragança Paulista (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%