Capital do Acre é alagada com quase 160 mm de chuva/24h

14/02/2018 às 22:11
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Fortes pancadas de chuva continuam ocorrendo sobre a Região Norte. Rio Fresco (Pará) transbordou em São Félix do Xingu.

O carnaval de 2018 terminou com chuva muito forte sobre Rio Branco, capital do Acre. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia choveu 159,2 mm em 24 horas, entre 10 horas do dia 13 e 10 horas do dia 14 de fevereiro (horário de Brasília). Esta foi a maior quantidade de chuva sobre o Brasil neste período, pela medição do INMET. A maior parte da chuva ocorreu entre a noite da terça-feira e a manhã da quarta-feira.

 

A chuva volumosa deixou diversas ruas alagadas de Rio Branco e elevou rapidamente o nível de alguns Igarapés. A água invadiu dezenas de casas em Rio Branco.

A média de chuva normal para fevereiro em Rio Branco é de aproximadamente 285 mm. A chuva do fim do carnaval correspondeu a mais da metade desta média para o mês e segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 1 até 10 horas do dia 14 (hora de Brasília) já choveu cerca de 300 mm em Rio Branco.

 

Foto de Mário Marcelo, Rio Branco (AC)

 

Nível dos rios sobe

Segundo o Serviço Geológico do Brasil, no dia 14 de fevereiro o rio Fresco, na bacia do rio Xingu, no leste do Pará, permanecia em transbordamento na região de São Félix do Xingu. As pancadas de chuva diminuíram durante o carnaval, mas voltaram fortes no fim da tarde da quarta-feira de cinzas na região. Segundo o INMET em 14 dias choveu 250 mm na região, sendo que a média é de aproximadamente 320 mm. Numa região próxima, em Xinguara, já choveu 418 mm em fevereiro e média normal para o mês é de 265 mm.

 

Em Rondônia, na região da capital Porto Velho, o rio Madeira permanecia na cota de alerta no dia 14 de fevereiro, segundo o Serviço Geológico do Brasil. Em 14 dias choveu já choveu aproximadamente 259 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, sendo que a média para fevereiro é de 316 mm.

 

Mais chuva no Norte do BR

Como é comum nesta época do ano, áreas de instabilidade tropicais ficam muito ativas sobre a Região Norte do Brasil e as pancadas de chuva ocorrem volumosas e frequentes por quase toda a Região. Parte da instabilidade vem da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - que durante o verão do Hemisfério Sul se aproxima da costa norte do Brasil e espalha nuvens muito carregadas que provocam chuva forte.

Para os próximos dias a previsão é de mais chuva na Região Norte. As pancadas de chuva vão ser frequentes e há risco de chuva forte. Nesta quinta-feira só não chove em Roraima. Mas a chuva pode cair forte novamente no Acre, na região de Porto Velho, no sul do Amazonas, no leste e norte do Pará elevando ainda mais o nível dos rios.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

22°
min

32°
max

8mm / 90%

Brasília - DF

14°
min

26°
max

0mm / 0%