Muita chuva no litoral de SP e do RJ

14/02/2018 às 13:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Área de baixa pressão atmosférica persiste na costa entre SP e RJ nesta quinta-feira e o alerta para chuva forte continua.

Uma queda acentuada da pressão atmosférica sobre o mar, na região próxima ao litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro fez com que nuvens muito carregadas se desenvolvessem nestas áreas na madrugada da quarta-feira, 14 de fevereiro. A chuva voltou a cair pesada e persistente gerando acumulados acima de 100 mm em 24 horas.

 

Na animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16, as nuvens com maior potencial para chuva intensa aparecem como manchas entre o alaranjado e o vermelho.

Grandes volumes de chuva já foram observados em áreas da Baixada Santista, do litoral norte de São Paulo, da região de Angra dos Reis e do Grande Rio.

 

 Animação-SP-RJ

 

 

Previsão de mais chuva

Estas áreas de instabilidade persistem no decorrer da tarde e noite desta quarta-feira, 14 de fevereiro, e ainda devem ficar bastante ativas durante esta quinta-feira, 15 e fevereiro. Municípios do Grande Rio, da região dos Lagos e a região serrana do Rio de Janeiro e também do Vale do Paraíba e Serra do Mar entre São Paulo e Rio de Janeiro também podem ter chuva forte e volumosa no decorrer desta quarta-feira e nesta quinta-feira.

Os grandes volumes de chuva acumulados deixam estas regiões mais sujeitas a deslizamentos de encostas e alagamentos.

 

Confira alguns volumes acumulados em 24 horas.

 

 

Chuva volumosa no centro-sul do RJ entre 13 e 14 de fevereiro de 2018

 

 

Chuva volumosa no litoral de SP entre 13 e 14 de fevereiro de 2018

 

Fim de semana

A tendência é de enfraquecimento da instabilidade no decorrer da sexta-feira, 16 de fevereiro, com o afastamento em alto-mar da área de baixa pressão atmosférica. Para a sexta-feira, ainda há previsão de chuva em toda a área entre a Baixada Santista, o Grande Rio/Lagos, cidades serranas do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba entre São Paulo e Rio de Janeiro, mas a chuva já não deve ser volumosa e nem persistente.

O fim de semana será com sol, calor e pancadas de chuva em parte da tarde e da noite, podendo chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos.

 

Foto de Alexandre Figueiredo, São Vicente (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%