Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Não há mais risco de tempestade no litoral norte de SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Augusto Ayres, Caraguatatuba (SP), 15/2/18

5 min de leitura

Oferecido por

Não há mais risco de chuva extrema no litoral norte de São Paulo, como ocorreu entre a tarde do dia 14 e a madrugada de 15 de fevereiro de 2018. A área de baixa pressão atmosférica que colaborou para a formação das nuvens de tempestade se afasta cada vez mais em alto-mar. O sol reaparece pelas praias paulistas, porém, pancadas de chuva ainda podem ocorrer nos próximos dias.

 

O litoral de São Paulo permanece com muita nebulosidade nesta quinta-feira, 15, e há previsão de mais pancadas de chuva para a tarde e noite, porém não deve chover de forma intensa e nem por tantas horas como na quarta-feira de cinzas. Mas como a terra está encharcada, o risco de deslizamento e de queda de barreiras ainda é alto.

 

Nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, todo o litoral de São Paulo pode ter chuva a qualquer hora, mas com fraca a moderada intensidade, e há previsão é de períodos com sol entre muitas nuvens. A temperatura começa a se elevar novamente.

 

Fim de semana

O próximo fim de semana será típico de verão nas praias paulistas. A previsão é de dias com sol, calor e algumas pancadas de chuva no fim da tarde e à noite. Com o aumento do calor, a chuva pode cair com moderada a forte intensidade em alguns momentos, mas não será a chuvarada da quarta-feira.

Lembrete: o horário de verão termina no fim de semana! À meia-noite do sábado, 17, atrase o relógio em 1 hora.

 

 

Litoral norte de SP: chuva de 1 mês em 24 h

A quantidade de chuva que caiu sobre o litoral norte de São Paulo na quarta-feira de cinzas, 14/2/18, foi extremamente elevada e poucas vezes observada. A medição do Instituto Nacional de Meteorologia em São Sebastião mostrou que  choveu aproximadamente 253 mm em 24 horas, no período entre 10 horas do dia 14 e 10 horas do dia 15 de fevereiro de 2018. Este volume é maior do que a média normal de chuva para todo o mês de fevereiro que é aproximadamente 220 mm. Mas o mais impressionante é que em apenas 2 horas, entre 17 horas e 19 horas do dia 14 de fevereiro choveu 115 mm! Ou seja, quase da metade do grande volume de chuva acumulado em 24 horas caiu em 2 horas de chuva. Ainda segundo o INMET, o total de chuva acumulado em fevereiro, em 15 dias, foi de 313 mm.

 

A chuva caiu muito forte entre o fim da tarde e o começo da noite no dia 14 de fevereiro, mas voltou a choveu forte na madrugada do dia 15. A medição do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) também indicou volumes de chuva excepcionais no litoral norte de São Paulo. O acumulado foi contabilizado entre 11 horas do dia 14 e 11 horas do dia 15 de fevereiro. A média de chuva normal para fevereiro em Caraguatatuba e em São Sebastião é de quase 220 mm e em Ubatuba é de aproximadamente 320 mm.

 

Chuva volumosa no litoral norte de SP entre 14 e 15 de fevereiro de 2018

 

 

Alagamentos e deslizamentos

A chuvarada do final do carnaval de 2018 no litoral norte de São Paulo deixou ruas alagadas em Caraguatatuba. A avenida da praia também alagou! Em São Sebastião, além da enchente, ocorreu deslizamento de terra sobre vias de trânsito.

As fotos e o vídeo feitos por Gustavo Soarelheiro mostra a encosta que deslizou sobre a pista de passagem de carros em São Sebastião, em 15/2/18.

 

 

 

 

Foto de Gustavo Soalheiro, São Sebastião (SP), 15/2/18

 

 

Foto de Gustavo Soalheiro, São Sebastião (SP), 15/2/18

 

 

Este outro vídeo e as fotos mostras como algumas ruas de Caraguatatuba amanheceram alagadas no dia 15/2/18 depois da chuvarada da quarta-feira de cinzas. As imagens são de Augusto Ayres.

 

 

 

 

Foto de Augusto Ayres, Caraguatatuba (SP), 15/2/18

 

 

Foto de Augusto Ayres, Caraguatatuba (SP), 15/2/18

 

 

Foto de Augusto Ayres, Caraguatatuba (SP), 15/2/18

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias