Fim do horário de verão, mas verão continua

16/02/2018 às 16:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Brasil tem condições de tempo típicas de verão no fim de semana

Alguns amam, outros odeiam, mas por determinação do governo federal, o horário de verão no Brasil termina neste fim de semana. À meia-noite do sábado, 17, ou 00 hora do domingo, 18 de fevereiro, quem está nos estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve atrasar o relógio em 1 hora. O que era meia-noite do sábado, 17, vira 23 horas. Nos estados do Norte e do Nordeste não há necessidade de fazer este ajuste dos relógios, pois estas Regiões não adotaram o horário de verão.

 

 

Quem determina o horário de verão?

O início e o fim do horário de verão são determinados pelo governo federal e as regras estão no decreto número 6558, de 8 de setembro de 2008. Por este decreto, o horário de verão no Brasil começa sempre no terceiro domingo de outubro de um ano e termina no terceiro domingo de fevereiro o ano seguinte.

 

 

 

 

O horário de verão é adotado no Brasil para economizar energia. A ideia é fazer com que as pessoas aproveitem mais a iluminação natural da luz do sol, o maior número de horas de dia que se tem durante os meses de verão. A mudança no comportamento das pessoas altera o horário de pico diário do maior uso da energia artificial, o que diminui o risco de um colapso do sistema energético.

 

 

Tem mais verão pela frente

O que termina neste fim de semana é só o horário de verão. A estação do ano, verão, começou no dia 21 de dezembro de 2017 e vai até o dia 20 de março de 2018, às 13h15, pelo horário de Brasília.

O dia e os horários do início e do fim das estações do ano são feitos por cálculos matemáticos astronômicos e podem ser conhecidos com muitos anos de antecedência. Estes cálculos, como os cálculos e observações meteorológicas não levam em conta o horário de verão.

 

Como fica a previsão do tempo com o fim do horário de verão?

A previsão do tempo, as condições meteorológicas não sofrem nenhuma influência com o horário de verão. Não muda nada! A trajetória das frentes frias, das altas e baixas pressões atmosféricas não se altera por causa do horário de verão. A atmosfera é movida pelo aquecimento do sol. O que conta é o horário solar.

O fim do horário de verão facilita o trabalho dos meteorologistas que fazem previsão do tempo, mas a previsão mesmo, se vai chover ou fazer sol, não sofre influência do horário de verão.

 

 

Previsão para o Brasil

No fim de semana do fim do horário de verão, a maior parte do Brasil terá condições de tempo típicas do verão: períodos com sol, calor e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Com a grande disponibilidade de umidade, pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer em muitas áreas do país.

No sábado, 17, e no domingo, a chuva mais frequente e volumosa é esperada para as Regiões Nordeste e Norte do Brasil, podendo chover forte inclusive em diversas capitais.

No domingo, 18 de fevereiro, as condições para chuva aumentam sobre o Sul e sobre o Centro-Oeste.

 

Confira os detalhes da previsão do tempo para o Brasil para o sábado, 17 de fevereiro, último dia com horário de verão em 2018.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

18°
min

28°
max

5mm / 90%